“A Sentença”: João Patrício conta porque aceitou apresentar o programa da TVI

A Sentença
A Sentença

João Patrício prepara-se para se estrear como apresentador. “A Sentença” estreia já na segunda-feira na tarde da TVI.

Realizador de profissão há cerca de três décadas, o novo rosto da quatro revelou o motivo que o levou a aceitar o desafio de apresentar o novo programa da estação.

Em entrevista ao “Dois às 10” desta manhã, João Patrício afirmou que quando decidiu «foi um bocadinho “porque não?” É uma experiência que acrescento. Eu sou um fazedor de televisão, é isso que me move e é isso que gosto francamente de fazer. Mas a minha profissão é ser realizador, esse é o meu ofício, e o facto de ter hoje funções executivas na TVI é uma circunstância. Eu costumo dizer que não se é diretor, está-se diretor porque efetivamente é uma circunstância».

O realizador salvaguardou ainda :«Da mesma maneira que esta aventura [“A Sentença”] não me transforma em apresentador, aceitei este desafio naturalmente por este programa e porque reconheço que este programa tem aqui uns contornos de alguma maneira de serviço público».

No matutino da TVI, João Patrício desvendou pormenores do novo programa: «Acho que este simulacro jurídico é uma expressão que nós começámos a usar desde o primeiro dia e acho que define bem o conceito porque independentemente e isso explicamos bem no primeiro programa das situações que são retiradas da vida real, importa referir que há aqui uma contextualização com uma dramaturgia, as pessoas não são as reais e isso é assumido, mas isto também permite de alguma forma que a experiência seja mais imersiva também para o espectador, porque a verdade deste programa está em algumas áreas que são determinantes».

Hélder Fráguas divide o protagonismo em “A Sentença” com João Patrício. Será ele o responsável para julgar cada um dos casos em análise e será também o único a ter toda a documentação necessária para a decisão final.