“A Promessa”: Resumo dos próximos episódios

“A Promessa”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 20 (8 a 14 de julho)

Laura impede uma tragédia.

Tomás conta a Laura toda a verdade.

António decide internar Tomás, à força.

No seu quarto, Helena e António preparam-se para se deitar. Helena comenta que era melhor Miguel estar numa clínica, onde pudesse ser acompanhado por profissionais. António, muito contrariado, fala do seu aneurisma e diz-lhe que não vai prescindir de estar junto das pessoas que ama. Helena fica irritada.

Miguel continua aterrorizado perante Tomás, que permanece de arma em riste. Tomás diz que não aguenta mais viver com a culpa e não suporta ter de mentir ao pai. Miguel, com esforço, pede-lhe que pouse a arma. Tomás cai de joelhos, olha para a pistola que tem na mão e ergue-a. Miguel encolhe-se, assustado mas Tomás aponta a arma à própria cabeça e sorri para Miguel, como se se despedisse. Miguel está em pânico.

Laura ouve a voz de Tomás, vinda do quarto de Miguel, e começa a correr para lá.

Quando Tomás ganha coragem para premir o gatilho, Laura irrompe pelo quarto e pede-lhe que baixe a arma. Tomás afasta-se dela, sem nunca baixar a arma ou deixar de a apontar à cabeça. Laura tenta manter a calma e diz-lhe que se importa com ele. Tomás acaba por deixar cair a arma e sai do quarto, a correr. Laura garante que Miguel está bem e segue atrás de Tomás.

Tomás, dentro do seu carro, olha para o retrovisor e diz que é um monstro. Laura enfia-se no carro com ele e, ainda que Tomás lhe peça que saia, Laura diz que não o vai deixar sozinho. Tomás arranca, a toda a velocidade.

Leonor diz a Camila que gostou muito de estar com Nuno, foi uma agradável surpresa. Camila é desagradável e goza com as origens de Nuno. Leonor acha que a amiga tem ciúmes. Camila disfarça.

Em casa dos Pimenta, Soraia está em crer que Raquel inventou uma desculpa para não ir jantar lá a casa. Nelson confirma que ela ficou retida a trabalhar. Quim está desconfortável com a pressão que sente na zona do períneo mas tenta não dar nas vistas, por causa de Soraia.

Em casa dos Candeias, Rogério inventa mais uma das suas patranhas para enganar Elsa e diz que foi enganado pela senhoria da casa que ia alugar. Elsa perde a cabeça com ele e expulsa-o de casa apenas com um saco-cama e uma caixa de papelão.

Tomás entra desvairado, na casa de férias, e procura uma garrafa. Laura tira-lhe a garrafa da mão e obriga-o a explicar-lhe o que se passa. Tomás ganha coragem e confessa que foi ele quem provocou o acidente que deixou Miguel numa cadeira de rodas. Laura diz-lhe que não se pode continuar a culpar por uma coisa que aconteceu quando era uma criança e que deve tentar mudar o presente, pode aproximar-se do primo e tentar compensá-lo. Tomás assente e agradece o seu apoio.

No anexo, Verónica mostra uma falsa preocupação acerca do paradeiro da irmã. Maria fica preocupada quando percebe que Laura não está com Miguel e tem o telemóvel desligado.

Raquel entra em casa e dá com Bruno e Xavier esparramados no sofá. Xavier pergunta-lhe como foi o jantar em casa dos Pimenta mas Raquel diz que não conseguiu ir e pede-lhes dicas de como lidar com Soraia, precisa de a compensar pela falha. Xavier e Bruno sugerem que lhe ofereça um presente.

Em casa dos Trindade, Samuel comenta com a mulher que o jantar privado foi um sucesso e diz-lhe que acha que está na altura de começarem a pensar ter um filho. Isabel é apanhada de surpresa e salva pelo tocar da campainha. Samuel abre e vê Rogério, que lhes conta que Elsa o pôs fora de casa e precisa de um sítio para dormir. Samuel segue para o quarto, muito contrariado. Isabel diz ao pai que poe ficar no sofá.

No anexo, Maria, Verónica, Lurdes e Nuno tomam o pequeno-almoço quando Laura se junta a eles, muito ensonada. Todos querem saber onde Laura esteve e esta acaba por confessar que esteve com Tomás pois ele precisou da sua ajuda. Laura não responde a mais perguntas e encerra o assunto.

No mercado, Duarte encontra-se com Helena e confronta-a, quer saber porque deu uma dose cavalar de sedativos a Miguel. Helena diz que se enganou e Duarte pergunta-lhe o que é que Miguel sabe, de tão grave, que a faz ter este tipo de comportamentos. Helena desconversa e ameaça Duarte para que se mantenha calado.

Maria está a limpar o quarto de Miguel, quando António entra e lhe mostra o que o sobrinho escreveu no quadro. Maria avisa-o que nenhuma das suas filhas está à venda. Quando afasta um dos móveis, para limpar, Maria encontra uma arma que entrega, trémula, a António. Este fica muito surpreendido e sai do quarto, apressado. Maria segue atrás dele.

Já no escritório, António e Maria estão perplexos com as imagens da câmara de vigilância. António contém o desespero. Maria diz que Laura esteve com Tomás, na noite anterior. António tenta ligar ao filho.

O telemóvel de Tomás está caído no chão e vibra com a chamada de António. Ao lado do telemóvel está uma garrafa de uísque, praticamente vazia. Percebemos que Tomás adormeceu em frente ao volante.

Helena sai do mercado, muito irritada, quando dá com Quim. O irmão diz-lhe que já contou a verdade a Ronaldo e que ela vai ter de assinar a escritura, caso contrário conta também a António. Helena percebe que o irmão está a mentir-lhe e destrata-o. Verónica liga-lhe a perguntar se sempre vão ao médico.

Na churrasqueira, Soraia está a limpar a grelha, quando Raquel aparece, com uma caixa de chocolates e um ramo de flores. Raquel vem pedir-lhe desculpa mas Soraia reage mal. Raquel sai indignada. Quim chama a mulher à atenção e Soraia admite que exagerou.

Samuel está desagradado com a presença de Rogério. Samuel e Isabel discutem e Rogério finge acordar para parar a discussão.

António pergunta a Miguel e a Laura o que se passou com Tomás, na noite anterior. Laura acaba por confessar que passou a noite a conversar com ele e que percebeu que Tomás está a sofrer muito. António quer saber porquê.

Verónica, muito enervada, diz à avó que Laura passou a noite com Tomás e que não vai permitir que a irmã lho roube. Lurdes pede-lhe que tenha calma mas Verónica está decidida em contar a toda a gente da gravidez.

Laura improvisa, percebe que não pode dizer a verdade, e diz apenas que Tomás tem um problema com a bebida. António insiste mas Laura não se desvia da sua versão. António mostra-se preocupado com o filho e Laura diz-lhe que as atitudes de Tomás são um pedido de ajuda.

No mercado, Bruno diz a Sónia que lhe conseguiu um lugar nas limpezas da empresa. Sónia fica entusiasmada e os dois combinam uma feijoada.

Rogério quer entrar em casa mas Elsa não permite e começa a perder a paciência. Rogério nota que a mulher trocou a fechadura e começa a discutir. Elsa ameaça-o e chama a polícia. Rogério acaba por ir embora.

Laura pede desculpa a Miguel, não podia ser ela a contar a verdade a António. Miguel fica muito magoado e pede-lhe que saia.

António pergunta ao filho porque é que esteve no quarto de Miguel, com uma arma apontada à cabeça. Tomás diz-lhe que se queria despedir do primo e que se arrepende de não ter premido o gatilho. António acha que o filho precisa de ajuda e diz-lhe que lhe arranjou vaga numa clínica de desintoxicação. Tomás recusa-se a ir, diz que precisa apenas de se afastar ali de casa.

Tomás caminha em direção ao carro, seguido de António e Camila. António faz sinal para que Bruno e Leandro agarrem Tomás. Helena chega, nesse momento, e grita para que larguem o filho. António conta-lhe que Tomás apontou uma arma à cabeça e que é um perigo para ele próprio e para todos. Tomás grita para António e diz que o odeia, enquanto é arrastado pelos seguranças.