“A Promessa”: Resumo dos próximos episódios

“A Promessa”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 19 (8 a 14 de julho)

Laura salva Miguel.

Verónica aceita ir a consulta com Helena.

Tomás entra no quarto de Miguel, com uma arma.

Na casa de férias, vemos Tomás a dormir no sofá, com uma garrafa vazia na mão. Tomás cai e acaba por acordar desorientado.

Juno à piscina, Laura continua a gritar por ajuda. Nuno e Bruno conseguem retirar Miguel de dentro de água e Laura começa as manobras de reanimação pois percebe que Miguel não está a respirar. Helena e António aproximam-se. Helena finge-se chocada e António está muito aflito. Miguel recupera a consciência e consegue expelir a água que engoliu. Neste momento vemos, no rosto de Helena, a revolta que sente. Laura e os restantes ficam muito aliviados.

Sónia e João despacham-se para sair de casa. João relembra a mãe que tem uma visita de estudo e deve levar dinheiro para pagar. Sónia inventa um jogo com o filho para ver quem consegue juntar dez euros em moedas, o mais rápido possível. João pergunta à mãe se já tem outro trabalho em vista e Sónia garante que sim.

Isabel comenta com a irmã que já nem se lembrava como era sentir-se assim, apaixonada e com borboletas na barriga. Raquel teme que a irmã se esteja a iludir e avisa-a que Xavier não passa de um mulherengo convencido, que até já contou a Bruno o que se passou entre eles. Isabel fica muito irritada e Raquel volta a avisá-la que Xavier não é um bom partido. Samuel liga a Isabel mas ela nem atende.

No hospital, Laura comenta com António que não percebe o que é que Miguel estava a fazer na piscina pois sabe que ele ainda não se sentia à vontade para ir até lá sozinho. António agradece-lhe por ter salvo a vida do sobrinho e confessa que não suportaria voltar a falhar-lhe. Tomás aparece, para saber do primo, mas António é desagradável com ele. A enfermeira chama os familiares de Miguel e Laura afasta-se, com António, deixando Tomás para trás.

Na cozinha, Verónica queixa-se por estar a limpar o forno enquanto Maria a avisa que se não quer voltar para a terra, tem de lhe provar que está disposta a trabalhar. Isaura e Lurdes riem-se das queixas de Verónica. Quando Maria e Isaura saem, Lurdes diz à neta que não acha piada nenhuma a que Helena já saiba da gravidez.

Duarte diz que os exames de Miguel estão bons e que é seguro regressar a casa. António fica muito aliviado e é carinhoso com o sobrinho. Miguel quer saber o que se passou mas, quando Laura lhe conta, ele começa a ficar muito agitado por não se lembrar de nada. António e Laura acalmam-no. Miguel olha para Laura, muito apaixonado.

No seu quarto, Helena desliga a chamada de Duarte e, furiosa, atira para o chão tudo o que vê à sua frente. Verónica entra, sem bater, e pergunta a Helena qual é o seu plano em relação à gravidez. Helena quer que ela vá a um médico da sua confiança para confirmar que está tudo bem com ela e com o bebé. Verónica acede e despede-se de Helena com um beijo na cara, o que a deixa bastante agoniada. Quim envia um áudio a Helena a pedir para se encontrarem. Helena atira com o telemóvel, fora de si.

Na churrasqueira, Quim sente um desconforto repentino e agacha-se para aliviar a tensão que sente na zona do períneo. Soraia repara e avisa o marido que, segundo a médica, devem estar atentos aos sintomas e considerar a hipótese de fazer a operação. Quim começa a ficar muito enervado.

Em casa dos Sarmento, Leonor avisa a mãe que vai à faculdade cancelar a matrícula. Micá garante que se vai arrepender e avisa-a que ninguém vive do sorriso dos outros. Leonor insiste que quer fazer a diferença e diz à mãe que não precisa do seu dinheiro e que está disposta a provar-lhe que está comprometida com a sua decisão.

Em casa dos Trindade, Samuel conta a Isabel que vai fazer um serviço a casa de um amigo de António. Isabel esforça-se para mostrar entusiasmo. Samuel diz-lhe que se correr bem vão passar uma noite a um hotel de luxo com tudo incluído. Isabel não quer gastar dinheiro em futilidades e diz que fica a tomar conta da banca. Samuel beija-a com paixão e Isabel esforça-se por corresponder.

António pergunta a Isaura porque é que deixou Miguel sozinho. Helena intervém e tenta culpar Laura, ela é que está responsável por Miguel. António não pensa dispensar Laura ainda que a intenção de Helena seja exatamente essa.

Laura estranha que Miguel esteja tão sonolento depois do que se passou e pergunta-lhe se foi Helena que o levou para a piscina. Miguel apressa-se a negar. Laura avisa-o que tem de pedir ajuda, não pode andar sozinho pela casa, ainda não está preparado para isso. Miguel pede-lhe que fique com ele.

António vai à cozinha e senta-se a beber um copo de água, quando Maria chega. António diz que estava apenas a precisar de um momento de silêncio. Maria pede-lhe que se anime e diz-lhe que Miguel tem muita sorte em ter um tio tão dedicado e preocupado como ele. António agradece a Maria por Laura, se não fosse ela, Miguel poderia ter morrido. Helena assoma à porta da cozinha, no momento em que António coloca a sua mão sobre a mão de Maria, como forma de agradecimento pelo desabafo. Helena fica cega de raiva.

No mercado, Leonor desabafa com Camila sobre a conversa que teve com Micá. Camila acha que a amiga está a delirar, ela seria incapaz de trabalhar para se sustentar. Quando Camila sai para a sua massagem, pede a Nuno que faça companhia a Leonor. Leonor fica atrapalhada mas Nuno aceita, de imediato.

Ne empresa, Nelson está de saída e avisa Raquel para não chegar atrasada ao jantar, caso contrário ficará riscada na lista de Soraia. Micá surge e enche Raquel de trabalho. Raquel fica petrificada e mal consegue reagir perante a advogada. Sem que raquel se aperceba, Micá rouba-lhe uns óculos de sol.

Ela entra em casa e dá com Rogério a colar post-its em vários objetos. Informa-a que passou à próxima fase de entrevistas e que já tem uma casa em vista, por isso está a fazer a partilha dos bens. Elsa fica muito indignada, já Rogério não evita disfrutar do estado em que deixou a mulher.

Isaura avisa Maria que Helena teve um ataque de fúria e mandou arear as pratas todas. Maria repara que os objetos estão todos limpos mas Isaura pede-lhe que faça o que Helena mandou, ainda para mais porque a patroa pediu especificamente que fosse ela a executar o trabalho.

Na casa de férias, Tomás bebe mais um whisky, quando Helena entra. Tomás está furioso e confronta a mãe por ter atentado contra Miguel. Helena não suporta mais Miguel e Tomás não suporta mais viver com culpa. Helena não quer correr o risco de Miguel melhorar e ser capaz de contar o que se passou.

Entra um flashback em que vemos Helena a ameaçar Tomás, logo após o acidente de Miguel. Helena diz ao filho que se contar a verdade, ninguém vai gostar dele e António vai odiá-lo, para sempre. Tomás, assutado, diz apenas que não foi intencional.

Tomás desabada a chorar e Helena embala-o, como se fosse um bebé. Quando Helena se afasta, Tomás pega numa lamela de calmantes e engole uns tantos, com bebida.

Em casa dos Pimenta, Ronaldo está muito nervoso com o jantar. Raquel liga-lhe a dizer que não vai conseguir ir pois está presa na empresa e não pode deixar o trabalho por fazer. Soraia fica muito indignada com a atitude de Raquel e diz ao filho que é melhor esquecê-la.

Xavier vai até à banca de sushi e mete-se com Isabel. Esta discute com ele por ter contado a Bruno o que se passou. Xavier desculpa-se e diz que não consegue parar de pensar nela. Quando ele se afasta, Isabel controla a respiração e tenta não ceder à tentação de ir atrás dele.

Xavier entra na casa de banho e, passado poucos instantes, Isabel entra também. Os dois não se resistem. Xavier tranca a porta e começa a beijá-la, com sofreguidão. Os dois envolvem-se.

Bruno fala com António e pede-lhe que ajude Sónia, ela precisa mesmo de arranjar um emprego. António pede opinião a Isaura, que lhe diz que Sónia sempre foi muito competente e que tem um filho para criar. António diz a Bruno que a pode contratar para a limpeza do escritório.

No anexo, Lurdes diz a Verónica que não acha boa ideia que ela vá sozinha, com Helena, à consulta. Verónica responde que acha que Helena está com boas intenções, afinal trata-se do neto dela. Lurdes quer acompanhá-la mas a neta nega e garante à avó que vai ser mulher de Tomás e viver a vida com que sempre sonhou. Laura ouve esta última parte da conversa e desdenha do discurso da irmã.

Tomás acaba de entrar no escritório. Está com uma expressão desnorteada. Vai ao cofre das armas e tira uma pistola. Tomás olha para a arma, com algum espanto e cautela.

Tomás entra no quarto de Miguel, muito alterado, e começa a chorar. Miguel acorda e fica aterrorizado ao ver a arma. Tomás olha-o e diz que Helena tinha razão, só há lugar para um deles. Ficamos no olhar de pânico de Miguel.