“A Promessa”: Resumo dos próximos episódios

“A Promessa”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 18 (8 a 14 de julho)

Miguel declara-se a Laura.

Helena intimida Verónica e diz-lhe que se quer manter Tomás por perto terá de seguir as suas instruções.

Laura encontra Miguel a boiar, inconsciente, na piscina.

Verónica, imóvel, ouve os gemidos de raiva de Miguel. António, aflito, passa por ela a correr. Verónica fica expectante.

Miguel, fora de si, aperta o pescoço a Tomás, enquanto Helena e Laura lhe suplicam que pare. António e Bruno conseguem tirá-lo de cima do primo. António pergunta a Tomás o que fez a Miguel e este sai, muito desiludido. Laura leva Miguel de volta para o quarto. Helena grita com António e avisa-o que não vai permitir que Miguel maltrate os filhos. António está incrédulo com a situação e com o facto de Miguel se ter conseguido levantar.

Já no quarto, Laura pergunta a Miguel o que se passou e este confessa que Verónica lhe disse que Tomás abusou dela. Laura desmente, Tomás não lhe fez mal nenhum, Verónica é que é má e mentirosa. António pede para falar com o sobrinho, a sós, mas Miguel não lhe dirige uma única palavra. António sai, desanimado. Miguel dirige-se ao quadro e, com algum esforço, começa a escrever algo que não vemos.

Na cozinha, Sónia tentar manter-se tranquila, à frente de João. Quando este sai, Sónia desata a chorar e pede a Isaura que a ajude com Helena. Laura e Maria estão bastante condoídas com a dor dela. Laura conta a Maria que Verónica disse a Miguel que Tomás tinha abusado dela. Maria fica em choque.

Na churrasqueira, Soraia pergunta a Quim se Helena reconsiderou a questão da escritura. Quim nega e diz que está a pensar ir falar diretamente com António. Soraia acha que primeiro deviam contar a verdade a Ronaldo mas, quando o filho chega, os dois apressam-se a disfarçar a conversa.

Na empresa, Raquel pergunta a Nelson se Micá aparece muitas vezes. Nelson explica-lhe que a advogada vive praticamente ali pois trabalha bastante para os Fontes Morais. Rogério aparece e fica espantado por ver a filha disfarçada. Raquel despacha-o mas Rogério pede que lhe arranje um trabalho e que lhe dê almoço. Raquel, impaciente, empurra-o porta fora.

Verónica e Lurdes estão no hospital, a aguardar para serem atendidas. Maria liga a Verónica a confrontá-la pelo que foi dizer a Miguel. Lurdes, para terminar com a conversa, diz que estava cheia de dores e pediu à neta que a levasse ao hospital. Verónica ri-se da mentira da avó.

Já no gabinete médico, a obstetra vê que está tudo bem com o bebé e ouvem o bater do coração. Verónica fica muito emocionada e pede à médica que lhe dê algumas imagens para mostrar ao pai do bebé.

Helena encontra Tomás, na casa de férias, e confronta-o com o que se passou. Tomás está farto de viver com culpa e quer assumir o que fez e pedir desculpa. Helena proíbe-o e avisa-o que só vai afastar António e pôr em causa a harmonia da família.

Laura acaba de entrar no quarto de Miguel e vê, escrito no quadro, “Amo-te”. Laura, algo atrapalhada, pergunta a Miguel se foi ele que escreveu e para quem é aquela declaração. Miguel aponta para ela e sorri. Laura senta-se ao lado dele, carinhosa, e diz-lhe que está a confundir as coisas, que os dois têm uma amizade muito forte e que isso é crucial para a recuperação dele. Miguel desvia o olhar, magoado. Ficamos na preocupação de Laura.

Em casa dos Sarmento, a discussão está instalada por causa de Leonor. Duarte defende a filha mas Micá não aceita que Leonor queira desperdiçar três anos de curso por um devaneio. Duarte começa a receber várias mensagens e Micá fica muito irritada. Duarte diz que Helena precisa dele, Miguel não está bem.

Em casa, Sónia tenta animar o filho e fazer com que este não se sinta culpado pelo despedimento. Bruno chega e Sónia pede-lhe que fale com António e que tente arranjar-lhe um trabalho. Bruno quer saber quais são as contrapartidas e ela promete que lhe faz uma feijoada.

Verónica entra, sem pedir licença, no quarto de Helena e conta-lhe que está à espera de um filho de Tomás. Helena destrata-a e avisa-a que não é a primeira que tenta dar o golpe da barriga. Verónica mostra-lhe as imagens da ecografia mas Helena não desarma e ordena-lhe que saia. Verónica começa aos gritos, a chamar por António.

Verónica continua a chamar por António mas Helena intervém e inventa uma desculpa para o histerismo da rapariga. Helena intimida Verónica e diz-lhe que se não quer afugentar Tomás, tem de seguir as suas instruções. Verónica fica desconfiada.

Lurdes liga a Alice e começa a destratar Verónica dizendo que a neta, desde que está na capital, só se tem metido em drogas e em problemas. Verónica, que está ao lado, percebe a jogada da avó. Maria chega e avisa Verónica que já lhe comprou o bilhete de autocarro. Verónica não dá luta e finge estar resignada ao facto de voltar para a terra.

Xavier escreve uma SMS para Isabel quando raquel o apanha e desdenha da sua atitude. Bruno mete-se na conversa e raquel percebe que Xavier lhe contou o que se passou. Raquel perde a cabeça com os dois e avisa-os para se manterem longe de Isabel.

Isabel vê a mensagem de Xavier e disfarça quando Samuel se aproxima. Este diz-lhe que a sente distante e quer perceber o que se passa. Isabel tenta ganhar coragem para dizer a verdade quando o marido lhe conta que vai contratar um funcionário para ter mais tempo livre, para se conseguir dedicar ao casamento. Isabel perde a coragem e deixa-se beijar pelo marido.

Laura e Raquel estão no mercado a conversar. Laura conta à amiga que Tomás lhe disse que gostava dela e que Miguel também se declarou. Raquel, por sua vez, ganha coragem e fala do seu envolvimento com Duarte e conta que tem de se deparar com Micá, todos os dias, na empresa.

Helena conta a Duarte que Miguel atacou Tomás. Duarte fica bastante surpreendido. Helena quer um tranquilizante forte. Duarte adverte-a que as doses não podem ser muito elevadas. Helena encurrala-o.

No quarto do sobrinho, António vê o quadro e fica estupefacto quando Miguel lhe diz que a mensagem é para Laura. António disfarça quando Duarte e Helena entram e conta que Miguel se levantou sozinho. Helena fica furiosa com a condescendência do marido, Duarte avisa António que é necessário fazer alguns exames para analisar, com mais precisão, o que se passou.

No anexo, Maria, fora de si, comenta com Lurdes que já não tem trabalho para Verónica pois Alice voltou com a palavra atrás. Lurdes, cínica, diz para deixar a neta nas suas mãos que vai orientá-la e pô-la a trabalhar.

Bruno e Nuno bebem uma cerveja, enquanto conversam. Comentam a agressão de Miguel a Tomás e o despedimento de Sónia. Bruno diz que se via a viver com Sónia e João. Nuno diz que está sem cabeça para mulheres e Bruno avisa-o para se manter afastado de Camila.

Isaura traz Miguel para a mesa e afasta-se para ir buscar o pequeno-almoço. Helena surge, silenciosa, e injeta-lhe uma seringa com tranquilizante que faz com que Miguel fique inconsciente, em segundos. De seguida, Helena segue com Miguel, para o exterior.

Maria faz um ultimato a Verónica e avisa-a que é a última oportunidade que lhe dá para entrar na linha. Lurdes diz a Maria que se vai encarregar de controlar a neta. Laura fica furiosa quando percebe que a irmã já não vai embora. Verónica reage com indiferença ao sermão de Maria.

Laura, pensativa, caminha pelo jardim, quando vê a cadeira de Miguel vazia. Logo de seguida vê Miguel a boiar, de cabeça para baixo, na piscina. Laura grita, em pânico.