“A Promessa”: Resumo dos próximos episódios

“A Promessa”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 17 (8 a 14 de julho)

Laura, enervado com o irmão, admite ter-se envolvido com Tomás.

Maria quer mandar Verónica de volta para a terra.

Miguel agride Tomás, por causa de Laura.

Maria vê Miguel a tentar avançar com a cadeira quando Maria surge e lhe pergunta por Laura. Miguel grita por ajuda e aponta para o jardim. Maria fica sem saber o que fazer.

Tomás prende o braço a Nuno. Maria surge e pede ao filho que pare de ofender a irmã mas Laura volta a confirmar que se envolveu com Tomás. Maria arrasta Nuno para o anexo. Laura vira costas a Tomás quando este lhe pergunta porque é que disse aquilo ao irmão.

A discussão está instalada em casa dos Sarmento. Leonor discute com Micá por lhe ter marcado uma consulta no psicólogo, sem a consultar. Duarte defende a filha e Leonor tenta explicar à mãe que precisa de tempo para se organizar pois não pretende prosseguir com o curso, que detesta. Micá avisa-a que ficará sem mesada, até que decida o que quer fazer.

Raquel discute com Ronaldo por ter marcado um jantar sem a avisar pois pediu-lhe para levarem as coisas com calma. Ronaldo explica que não conseguiu dizer que não à mãe. Raquel avisa-o que vai falar com Soraia para cancelar o jantar.

Laura pede a Miguel que não se enerve por sua causa e explica que Nuno quis assumir o papel de pai, quando perderam o deles. Laura pega nas mãos de Miguel e ajuda-o a tocar uma melodia simples no piano. Nenhum dos dois reparam que Tomás entra e fica a observá-los. Tomás pede para falar com Laura mas esta diz-lhe que está ocupada, falam mais tarde. Tomás não suporta vê-los juntos e sai.

Tomás atira-se para cima da cama e pensa em Laura, quando é interrompido pelo toque do telemóvel. Tomás recebe uma SMS de Laura a pedir para se encontrarem, essa noite, na casa de férias. Tomás fica confuso mas aceita, tenso.

No mercado, Helena quer que Bruno investigue Laura. Micá chega, para se encontrar com Helena, e desabafa sobre Leonor. Quim, a ver Helena da churrasqueira, envia-lhe um áudio a dizer que precisam de falar.

Helena vai até à churrasqueira e Quim diz-lhe que quer tratar da escritura do terreno dos pais. Helena só segue se ele aceitar vender a churrasqueira a António. Quim e Soraia ficam muito enervados.

Na cozinha, Bruno fala ao telemóvel e pede informações sobre Laura. Sónia aceita a boleia dele e Bruno diz-lhe que é a peça que falta na vida de João, filho de Sónia. Sónia fica sem paciência para a conversa dele e diz-lhe para seguirem caminho.

Todos aguardam a chegada de Isabel. Soraia aproxima-se de Ronaldo e de Raquel e agradece por terem aceitado o convite para jantar lá em casa. Raquel não consegue rejeitar mas fulmina Ronaldo com o olhar. Isabel chega e finge-se surpreendida com a surpresa mas, na verdade, fica abalada quando vê Xavier. Samuel declara-se à mulher e oferece-lhe um relógio. Isabel agradece mas, quando vê Xavier a sair, fica abalada e segue para a casa de banho. Raquel decide ir atrás da irmã.

Isabel desabafa com a irmã e diz-lhe que Xavier não merecia ter ouvido a declaração de amor de Samuel. Raquel defende o cunhado e diz que se esforçou para lhe organizar uma festa surpresa. Isabel não quer falar mais do assunto, já se sente bastante culpada. Raquel reclama do jantar em casa dos Pimenta no momento em que Soraia entra na casa de banho. Ficam sem perceber se ela ouviu a conversa ou não.

Camila sente que Nuno está em baixo e pergunta-lhe o que se passa. Nuno desabafa sobre o pai e sobre a pressão que sente em ocupar o seu lugar. Camila fala também do quão sozinha se sente na sua família. Nuno admira-a, parece que é a primeira vez que a vê verdadeiramente. António aparece e comunica-lhes que os Vasconcelos foram condenados, a prisão efetiva, por fraude imobiliária e branqueamento de capitais. Nuno fica aliviado.

Tomás acaba de entrar na casa de férias e encontra um ambiente romântico. Decide avançar para o quarto, à procura de Laura.

Tomás fica desapontado quando dá com Verónica deitada na cama, de lingerie. Verónica tenta seduzi-lo mas Tomás rejeita e diz-lhe que ela não passa de mais uma rapariga com quem passou um bom momento. Verónica fica arrasada e deixa-se cair no chão, enquanto as lágrimas lhe escorrem pelo rosto.

Laura garante a Maria que nunca se envolveu com Tomás e que só o disse para irritar o irmão, que estava a querer controlá-la. Maria fica aliviada mas Laura avisa-a que foi verónica que quis por Nuno contra ela e que inventou aquela história pois está obcecada com Tomás.

Na receção da empresa, Raquel pede dicas a Nelson. Micá aproxima-se dela, com um pedido, e Raquel fica petrificada.

Entra um flashback em que vemos Duarte e Raquel aos beijos. Raquel, sentada na secretária de Duarte, olha para a moldura com a fotografia de família. Duarte vai trancar a porta e os dois envolvem-se.

Nelson estranha a atitude de Raquel mas esta apressa-se a disfarçar e a aceder ao pedido de Micá.

Em casa dos Sarmento, Leonor explica ao pai que quer fazer voluntariado pois, depois da viagem ao Quénia, ficou com vontade de fazer a diferença na vida dos outros, que não têm os privilégios que ela tem. Duarte acha que a filha tem de ponderar e que era importante terminar o curso mas Leonor pede-lhe ajuda para convencer a mãe, precisa de parar um ano para perceber o que quer fazer da vida. Duarte suspira e acede.

Lurdes informa Verónica que já marcou uma consulta para verem se está tudo bem com o bebé. Maria chega, muito enervada, e discute com Verónica por andar a por Nuno contra Laura. Verónica tenta defender-se mas Maria diz-lhe que já falou com pessoas da terra e que ela vai voltar, tem cama lavada e trabalho, pode ser que aprenda a ser mais humilde. Verónica fica em pânico mas Lurdes pede-lhe que não se preocupe e garante que vai resolver o assunto, com Maria.

Sónia entra com o filho e pede desculpa a Isaura, teve de o trazer pois os professores entraram em greve. Isaura repara que Sónia está de pantufas e diz-lhe para ir procurar uns sapatos. João percebe que se esqueceu do estojo em casa e precisa de estudar. Isaura bufa, sem paciência para nenhum dos dois.

Nuno pede desculpa a Laura por se ter excedido. Laura também pede desculpa e admite que lhe disse que se envolveu com Tomás, apenas para o irritar. Nuno confessa que foi parvo em ter acreditado em Verónica e Laura diz-lhe que a irmã vive na ilusão de que Tomás se vai apaixonar por ela e vão ser felizes para sempre. Quando Nuno sai, Verónica, que estava a ouvir a conversa, revela-se e conta à irmã que Maria a quer mandar de voltar para a terra. Laura não pensa interceder por ela e, se Maria lhe perguntar o que acha, vai dizer que só quer a irmã e as suas mentiras bem longe. Verónica fica cega de raiva.

Samuel vai até à banca de Xavier e desabafa com ele sobre Isabel, acha que a mulher tem andado fria e distante. Xavier não se envolve muito na conversa e, quando Samuel lhe pede que fale com Isabel, Xavier aconselha-o a ser ele a falar com a mulher e a tentar perceber o que se passa.

Em casa dos Candeias, Rogério comenta com Elsa que vai a uma entrevista de emprego e que tem também uma visita agendada a uma casa. Elsa fica contente mas diz-lhe que não tem de lhe provar nada. Quando Elsa sai, Rogério atira-se para o sofá e apressa-se a despir o fato.

Helena dá com João, no escritório de António, à procura de uma caneta. Sónia entra, em defesa do filho, e pede desculpa a Helena. Helena fica furiosa e acaba por despedi-la. Sónia ainda tentar apelar à sua boa vontade mas Helena expulsa-os de casa.

Na cozinha, Lurdes tenta demover Maria de enviar Verónica para a terra. Maria quer tirar as manias à filha e mostrar-lhe que a vida é dura para todos. Lurdes fica muito nervosa com a determinação de Maria.

Verónica entra no quarto de Miguel, que acha que é Laura. Verónica começa a provocá-lo e a dizer que Laura e Tomás já se envolveram. Miguel fica muito agitado e nervosa e começa a mexer na cadeira para se dirigir para o corredor. Verónica fica satisfeita por ter conseguido destabilizá-lo.

Laura acaba de entrar quando Tomás a aborda e a avisa que Verónica mexe no telemóvel dela. Miguel surge, vindo do elevador, e diz a Tomás para se afastar de Laura. Sem que nenhum dos dois estivesse à espera, Miguel levanta-se da cadeira e atira-se a Tomás. Os dois caem no chão e Miguel esmurra Tomás, que nem se defende, é como se aceitasse aquele castigo. Ficamos no pânico de laura, a pedir ajuda.