“A Promessa”: Resumo dos próximos episódios

“A Promessa”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 7 (24 a 30 de junho)

Nuno regressa ao palacete.

Elsa pede o divórcio a Rogério.

Descobrimos o que se passou no dia do acidente de Miguel.

Verónica põe batom vermelho nos lábios, enquanto se vê ao espelho. Guarda-o, abre dois botões do decote e entra no quarto de Tomás.

Verónica deita-se e beija o tronco de Tomás, que desperta e não oferece resistência. Os dois envolvem-se.

O helicóptero voa do palacete para a empresa. Vemos António e o piloto lá dentro.

António chega à empresa e Micá já o aguarda. Falam sobre o que Rodrigo fez a Nuno e a Camila e Micá diz a António que vai ser difícil bloquear o negócio de Álvaro. António já tem um plano.

Carinhosa e maternal, Maria passa a mãe no cabelo de Nuno, que geme com dores e diz que quer voltar para a aldeia. Maria pede-lhe que tenha calma e informa-o que a polícia quer falar com ele para saber o que se passou. Nuno fica irritado porque sabe que rodrigo nunca será responsabilizado.

Miguel está deitado no colchão do ginásio do quarto a fazer uma sessão de elásticos com o fisioterapeuta. Este, com a ajuda de Laura, vai esticando as pernas de Miguel, alternadamente.

Tomás, vindo da casa de banho, prepara-se para se vestir quando Verónica, sensual, o puxa para si. Tomás cede e os dois voltam a envolver-se.

Bruno passa a pasta a António e seguem para o helicóptero.

António vê imagens de Miguel, através da app, e sorri.

Miguel, deitado num colchão, agarra uma pequena bola de pilates e passa-a a Laura. Ela abraça-o, eufórica. Miguel sorri.

Tomás e Verónica estão despidos e terminaram de ter sexo. Tomás está deitado e Verónica sai de cima dele e deixa-se cair na cama, satisfeita.

Passam dez dias.

Nuno, já recuperado, volta ao Palacete. António pede-lhe para falarem a sós e diz-lhe que quem lhe fez mal, vai pagar caro. Nuno só quer saldar a sua divida e ir-se embora. António decide perdoar-lhe parte da divida. Bruno estende-lhe a mão e diz-lhe que vão começar a treinar juntos, quer ensinar-lhe técnicas de defesa pessoal e condução defensiva.

Verónica cruza olhares com Tomás, que a ignora e corre para ajudar Laura, que deixa cair uma caixa, ao tentar fechar a porta. Laura agradece a Tomás e segue o seu caminho. Verónica vai atrás da irmã e avisa-a que Tomás é seu. Laura diz-lhe para se concentrar no trabalho e não em Tomás.

Laura está a arrumar a coisas no quarto de Miguel quando este lhe pede que cante. Laura senta-se ao piano e canta uma música. Miguel sorri.

António acaba de entrar na empresa e Nelson tenta falar com ele mas António foca-se na app e fica muito satisfeito por ver Miguel a bater palmas a Laura. Nelson diz a António que mexeu na agenda para arranjar espaço para a reunião com os Vasconcelos. António agradece-lhe e Nelson fica confiante, acha que falta pouco para chegar à direção da empresa.

Na banca de bebidas do mercado, Elsa discute com Rogério pois penhoraram-lhe o ordenado, devido às dividas dele. Rogério tenta justificar-se mas Elsa está farta de mentiras e diz-lhe que quer o divórcio. Rogério fica em choque. Elsa pousa a liança na bancada e afasta-se.

Ronaldo tenta vender um relógio a Xavier. Este quer vê-lo mas Ronaldo diz-lhe que só faz os seus negócios no wc e que tem de ir a casa buscar o material. Xavier fica confuso.

No quarto de Miguel, Duarte examina-o. Helena observa-o e Duarte, tenso,  diz a Laura que nada mudou no quadro neurológico de Miguel. Laura quer falar com o nutricionista mas Helena antecipa-se. Miguel fica agitado e Laura pousa a mão no seu ombro e avisa-os que vai levá-lo para a piscina.

No anexo, Nuno conta à família que António lhe perdoou parte da dívida. Verónica acha que o irmão devia estar agradecido. Nuno fica revoltado, bem como Maria, com a postura de Verónica.

Tomás está deitado numa das espreguiçadeiras quando Laura entra, a empurrar a cadeira de Miguel. Miguel fica entusiasmado por ver o primo e consegue dizer o seu nome. Laura pede ajuda a Tomás para mover Miguel da cadeira para dentro da piscina. Tomás começa por ajudar mas depois larga Miguel, que volta a cair na cadeira. Laura corre atrás de Tomás mas este diz-lhe que não consegue ver o primo assim e afasta-se.

No escritório, Helena discute com Duarte, que lhe diz que não há como negar os progressos de Miguel. Helena quer que Duarte arranje forma de manter Miguel inerte e apático, caso contrário vai contar o seu segredo a toda a gente.

Tomás sai da piscina, apressado. Entra no seu carro e começa a hiperventilar. Tenta controlar a respiração, mas está demasiado acelerada. No limite, desaba a chorar e bate no volante para descarregar o desespero.

Duarte diz a Helena que a única solução é despedir Laura. Helena responde-lhe que António não fará isso pois está muito satisfeito com o trabalho dela. Duarte pode mudar medicação mas Laura é atenta, não vai ser fácil. Helena diz que Miguel não pode melhorar.

Isaura vai até à banca do filho, que ainda não recuperou do falhanço da festa de aniversário. Xavier vai olhando para Isabel, sem ser visto. Isabel queixa-se à sogra que o marido não lhe dá atenção e Xavier oferece umas alheiras a Isaura. Isabel vai até à banca dos pais e Isaura diz ao filho que arranjou uma ótima mulher, agora só falta dar-lhe netos.

Elsa acabou de contar a Isabel e a Raquel que pediu o divórcio a Rogério. Este faz-se de vítima mas as filhas não são brandas com ele. Tomás aparece, visivelmente alcoolizado, e pede a Elsa que lhe prepare dois gins tónicos.

Ronaldo mostra os relógios a Xavier, na casa de banho. Quim entra e os dois escondem-se num dos cubículos e ficam muito próximos. Quim percebe que está lá alguém e bate na porta dizendo que ali não é sítio para namorar. Xavier fica muito irritado.

Na receção da empresa, Rodrigo e o pai, Álvaro, aguardam impaciente por António. Nelson observa-os, stressado, até que recebe uma chamada e informa que António já está pronto para os receber.

António confronta Álvaro e Rodrigo por aquilo que se passou com Nuno e Camila. Rodrigo culpa Camila e António pergunta a Álvaro se sabe como é que o filho tratou a sua filha. Álvaro não quer arruinar mais negócios por causa daquela confusão mas António avisa-o que ninguém se mete com os seus e se fica a rir. Álvaro sai, com o filho, e avisa António que a guerra ainda não acabou.

Camila é dengosa com Nuno e diz-lhe que ficou aliviada quando soube que ele tinha regressado. Nuno acha que ela lhe devia pedir desculpa, afinal foi espancado por causa dela. Camila desconversa e Nuno fica irritado com a sua atitude.

Na sala de estar, Sónia quer candidatar-se a interna. Helena não quer e pede-lhe que chame Verónica. Verónica serve Helena, que lhe diz que ela não passa de uma criada e que Tomás nunca casará com ela. Verónica relembra-se das cenas de sexo com Tomás e assente, irónica. Helena fica desconfiada da sua subserviência.

No seu escritório, António felicita Laura pela forma com tem lidado com Miguel e reconhece que o sobrinho gosta muito dela. Laura pergunta-lhe como foi o acidente e António diz que o sobrinho trepou a varanda e caiu, tinha doze anos. António não consegue dar mais pormenores porque Miguel, depois de acordar do coma, nunca explicou o que se tinha passado.

Tomás chega a casa alcoolizado. Estatela-se ao subir as escadas e ri-se sozinho. Depois olha para cima e levanta-se. Tomás avança, decidido.

Tomás entra no quarto de Miguel, que está a dormir. Tomás acorda o primo e, entre o choro e o riso, pergunta-lhe se se lembra do que aconteceu e assume a culpa.

Entra um flashback, em que vemos Tomás e Miguel, com cerca de doze anos, a brincar na varanda. Os dois acabam por se desentender, com a partilha dos brinquedos, e Miguel acaba por dizer ao primo que Helena é má. Tomás empurra Miguel, que vai a cair da varanda, mas consegue agarrar-se com uma mão. Tomás tenta puxar o primo mas perde a força e Miguel cai, desamparado, no vazio. Ficamos no pânico de Tomás.