“A Promessa”: Resumo dos próximos episódios

“A Promessa”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 5 (24 a 30 de junho)

António diz a Isaura que Laura é a noiva ideal para Miguel.

Nuno é espancado por Rodrigo e pelos amigos.

Verónica e Tomás envolvem-se.

Camila está a ajudar Tomás a tirar as coisas da mala, Helena está junto deles. Os três gelam ao ouvir o tiro e seguem à procura de António.

Na entrada do Palacete, Bruno já imobilizou Nuno e conseguiu tirar-lhe a arma. António mostra-lhe como se usa uma arma e diz-lhe que, da próxima vez que quiser ameaçar alguém, tem de ter confiança suficiente para o fazer. Helena, Tomás e Camila juntam-se ao grupo quando António pede a Isaura que comunique à família Rocha o que vão fazer, dali em diante. Helena quer uma explicação mas António diz apenas que a família Rocha veio para ficar e que cada um terá uma função, ali em casa. Isaura comunica-lhes que Laura será enfermeira de Miguel, Nuno será motorista de Camila, Verónica e Maria vão ser empregadas e Lurdes cozinheira. Verónica fica furiosa e enfrenta Lurdes, que lhe diz para estar calada.

Já no escritório de António, Bruno coloca o lugar à disposição e culpa-se por não ter conseguido antecipar Nuno. António rejeita e pede-lhe que o controle e veja se serve para motorista. Helena quer saber porque é que o marido voltou a contratar a família Rocha.

Nuno, revoltado, diz a Maria que não queria favores, queria provar a sua inocência. A mãe explica-lhe que não havia alternativa e que não ia deixá-lo a apodrecer na prisão, por isso vai ser motorista de Camila e ganhar dinheiro para pagar o arranjo do carro. Nuno acede.

Helena pede a António que lhe diga a verdade, quer saber porque é que a família Rocha voltou. António está sem cabeça mas Helena não desarma e ele acaba por dizer que Miguel gostou a enfermeira, até disse o nome dela. Helena não consegue disfarçar a raiva que sente.

No anexo, Verónica lamenta-se, achou que ia para ali para casar com Tomás e afinal tudo não passou de uma mentira. Isaura surge, nesse momento, e Lurdes abre-lhe muito os olhos, para que não diga nada a Verónica. Isaura pede à jovem que vá chamar a irmã e confronta Lurdes por ter dito à neta que o casamento era com Tomás. Lurdes garante que tem uma explicação.

Laura vê os resultados das análises de Miguel, enquanto Duarte, Helena e António aguardam uma reação. Duarte avisa-a que Miguel tem oscilado bastante, desde que saiu do coma, entre estados letárgicos e momentos em que está mais desperto. Laura pede para ficar responsável pela medicação de Miguel e Helena fica tensa mas disfarça. António acede e agradece a Duarte dizendo que acha que Laura tratará bem de Miguel. Duarte e Helena saem e trocam olhares comprometidos.

Lurdes vai ter com Isaura, para se justificar, e diz-lhe que não podia dizer a Verónica que ia casar com um deficiente. Isaura pergunta-lhe qual era a ideia e Lurdes diz que precisava que a neta visse primeiro como é bom viver ali, com todas as mordomias, e depois ia facilmente aceitar o casamento pois já não ia querer viver de outra forma. Isaura não acha boa ideia mas Lurdes implora-lhe para que diga a António que o acordo se mantém.

António está muito contente com Laura. Helena tenta descredibilizá-la dizendo que a achou arrogante que pôs em causa o profissionalismo de Duarte. António acha-a dedicada e sente que vai cuidar bem do sobrinho. Helena acaba por forçar um sorriso.

Na sala de jantar, António, Helena, Camila e Tomás tentam ter um jantar tranquilo mas rapidamente o ambiente se altera pois António fica farto da atitude dos filhos e condena Tomás por ainda não ter ido ver Miguel. De repente, o elevador abre-se e Laura surge, com Miguel, e informa que o trouxe para jantar. Ficamos no choque geral.

Maria e Nuno arrumam a loiça do jantar, quando alguém bate à porta. Bruno ameaça Nuno para não se voltar a meter com os patrões ou a tocar na sua arma. Maria intervém mas Bruno diz-lhe que a conversa não é com ela. Nuno não desarma e Bruno sai deixando o aviso. Nuno fica muito irritado.

Laura já instalou Miguel à mesa e António sorri, feliz por ter a companhia do sobrinho. Helena e Tomás conseguem arranjar desculpas para se ausentarem. Camila fica muito constrangida ao ver Laura a dar a sopa a Miguel e começa a tentar escapar-se. Laura avisa-a que Nuno não é mentiroso nem ladrão. Camila agradece a informação e levanta-se.

Verónica acha que Tomás não sabe que vai casar com ela e diz a Lurdes que o melhor é falar com ele. Lurdes, muito nervosa, tenta dissuadi-la dizendo que não pode falar com Tomás sem que António fale com ele primeiro. Verónica assente e Lurdes fica aliviada mas sabe que é momentâneo.

Tomás está de saída quando Verónica o interpela. Tomás reage com indiferença e, quando ela sugere saírem juntos, Tomás é seco e diz-lhe que já tem coisas combinadas. Verónica fica fula com a indiferença.

António está encantado com a presença de Miguel e agradece a Laura. Laura diz-lhe que pode confiar nela, vai tratar de Miguel com toda a dedicação, mas avisa que é só isso, não gostou da forma como António humilhou a sua família. António engole em seco e Laura volta a focar-se em Miguel.

No mercado, Elsa prepara o fecho e Tomás, já tocado, pede-lhe que lhe sirva mais um whisky. Elsa quer recusar mas Tomás avisa-a que o pai é dono daquilo tudo. Elsa acaba por servi-lo, receosa.

Na casa de férias, Tomás acaba de entrar, a cambalear, pois está desmaiado bêbedo. Com dificuldades em ficar de pé, Tomás tropeça e adormece no sofá.

Isaura vai ao anexo e entrega as fardas à família Rocha. Verónica começa a refilar, não quer andar vestida daquela forma. Isaura adverte-as em relação à maquilhagem e às unhas pintadas. Maria pede às filhas que se despachem, não quer mais discussão.

Camila pede à mãe que fale com o pai por causa de Nuno, não quer que ele seja seu motorista. Helena diz-lhe que António a está a castigar, por causa da situação com a polícia. Camila suspira, enfadada. Helena diz-lhe que terá de aguentar.

Camila entra no carro e Nuno bate com a porta. Camila ignora-o e, quando Nuno a confronta com o que se passou, Camila decide pôr os earpods nos ouvidos e continuar a ignorá-lo. Nuno fica muito irritado.

Na cozinha, Sónia comenta com Isaura que tem medo de ser despedida agora que António contratou a família Rocha. Isaura sossega-a e começa a distribuir tarefas. Maria vai ficar encarregue pelos quartos, Laura vai tratar de Miguel e Verónica vai ajudar no que for necessário. Lurdes pede à neta que comece a descascar batatas e Verónica fica furiosa.

Laura passeia com Miguel no jardim e diz-lhe que não faz sentido estar sempre fechado em casa. O sistema de rega começa a funcionar e Laura tenta fugir mas não consegue. Laura decide aproveitar o momento e brincar com Miguel enquanto são molhados pela rega. Miguel esboça um sorriso.

António, no seu escritório, fala com Isaura e diz-lhe que já percebeu que Laura será a noiva ideal para Miguel. Verónica, que passava no corredor, ouve a conversa e, com o choque, deixa cair um jarrão, que se parte. António assoma e pergunta-lhe se estava a ouvir.

Nuno trava pois um carro interceta-lhe o caminho. Nuno percebe que é Rodrigo e diz a Camila que vai falar com ele, não quer mais confusões. Quando Nuno sai do carro, percebe que começam a surgir vários amigos de Rodrigo. Nuno tira a sua navalha para se defender mas acaba por levar uma bastonada, que o faz cair no chão. Camila, dentro do carro, está horrorizada.

António confronta Verónica por estar a ouvir a conversa. Verónica diz que estava apenas à procura da mãe, para a ajudar. Isaura ordena-lhe que volte para a cozinha. António pede a Isaura que fique de olho nela, não está certo de que não tenha ouvido a conversa.

Verónica, a sentir-se humilhada, caminha em direção à cozinha, quando vê a mala de Helena e decide roubar-lhe dinheiro. Sónia surge e Verónica, para disfarçar, convida-a para tomarem um café, precisa das dicas dela para saber como se comportar com os patrões.

Helena entra no seu quarto e dá com Maria, a fazer a cama. Helena trata-a mal e avisa-a que não se vai aguentar ali em casa por muito tempo. Maria diz-lhe que a família é humilde mas muito honesta e trabalhadora.

Nuno está inconsciente, deitado no chão, pois acabou de ser espancado por Rodrigo e os amigos. Camila grita para que parem e chora, sem saber o que fazer. Rodrigo empurra-a e avisa-a que não se voltar a meter com ele. Camila pega no telemóvel e pede ajuda.

Verónica acaba de pagar o táxi e olha, deslumbrada, para o portão da casa de férias. Verónica aguarda que o jardineiro entre com a sua carrinha e escapa-se para dentro de casa, sem ser vista.

Verónica aprecia a casa quando dá com Tomás, a dormir no sofá. Verónica despe a parte de cima e deita-se ao lado dele, só de soutien. Tomás desperta, ainda estremunhado, e pergunta-lhe o que faz ali. Verónica pega na mão dele e coloca-a sobre o seu peito. Tomás sorri e Verónica beija-o sem hesitações. Tomás corresponde e os dois começam a despir-se, com vontade.