“A Promessa”: Resumo dos próximos episódios

“A Promessa”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 3

António vai buscar Tomás à esquadra.

Tomás beija Laura.

Maria descobre o plano de Lurdes.

Maria confronta António e diz-lhe que a filha não está à venda.

No bar, estão todos estupefactos com o que Tomás fez. Tomás é desafiador com a polícia e um dos agentes acaba por deitá-lo ao chão e algemá-lo. Tomás permanece imóvel mas com uma expressão irónica, quase feliz.

Helena confronta Laura, quer saber quem é e o que faz ali. Laura acusa-a de estar a maltratar Miguel e diz que é enfermeira e que só sai quando António chegar. Helena ainda tenta dissuadi-la mas Laura não arreda pé. Quando Helena sai, Laura pergunta a Miguel se ela estava a fazer-lhe mal e este aperta a mão da enfermeira. Ficamos na preocupação de Laura.

Helena percorre o corredor, furiosa, quando se cruza com Camila, que está agarrada ao telemóvel. Helene pede à filha que a ajude a controlar os ânimos entre António e Tomás, quer que o regresso do irmão corra sem sobressaltos. Camila recebe algo no telemóvel e vê que é o vídeo do irmão a destruir o bar. Em choque, Camila mostra o vídeo à mãe.

Verónica vê o vídeo de Tomás a partir o bar e comenta com Lurdes que ele é um bêbado e que não vai conseguir controlá-lo. Lurdes tenta acalmá-la e diz-lhe que os ricos são todos excêntricos e que, quando ela for rica, não se vai importar com estas atitudes pois vai ter dinheiro para comprar o que quiser. Verónica fica iludida com a ideia de uma vida perfeita.

Helena, desesperada, liga a Micá a pedir ajuda por causa da detenção de Tomás e pede-lhe que não comente nada com António. Este surge e diz que já lhe ligaram a dar conta dos desacatos do filho. Helena informa-o que Micá já está a par do que se passa e vai resolver a situação mas António não quer esperar, vai à esquadra. Helena quer ir com ele mas António rejeita e diz que vai resolver as coisas à sua maneira.

António, já à porta de casa, avisa Bruno que quer ir buscar Tomás. Bruno abre-lhe a porta do carro e Leandro arranca.

Na esquadra, António pergunta a Micá como estão as coisas. Ela diz-lhe que está a resolver tudo e António quer saber se o filho vai ficar com cadastro. Micá diz-lhe que não pois ele vai oferecer-se para pagar os prejuízos e os donos do bar vão acabar por desistir da queixa.

Na cozinha, Isaura insiste para que Maria sair dali. Maria só sai com Laura, não está confortável com o facto de a filha estar ali sozinha. Isaura dá-lhe a sua palavra em como Laura está bem e Maria acaba por sair.

Na esquadra, Tomás é libertado e Micá diz que já podem ir embora. António e Tomas trocam um olhar incómodo e António segue para o carro e diz a Bruno que vão embora. Tomás, irónico, cumprimenta o pai mas António nem lhe responde.

Já de manhã, Camila diz a Helena que o vídeo de Tomás está a circular nas redes. Helena diz que teve de tomar comprimidos para dormir e nem ouviu Tomas e António a chegarem a casa.

Laura conta à mãe que Miguel precisa de ajuda pois apanhou Helena a tratá-lo mal. Maria pergunta à filha se acha que ele não tem os cuidados que devia e Laura rejeita, percebeu que António se preocupa bastante com o sobrinho mas parece ser o único. Maria sabe que a filha não vai desistir até perceber o que se passa com Miguel.

No anexo, Verónica confronta Lurdes pois sabe que Tomás já está de regresso a casa e ainda não a foi conhecer. Lurdes manipula-a e diz-lhe que esperar é uma virtude. Mal Lurdes vira as costas, Verónica escapa-se do anexo.

Nuno fala ao telemóvel, distraído, quando Camila aparece e lhe pede que lhe dê uma boleia. Nuno fica atrapalhado mas acata e, quando entra no carro, atrapalha-se por ser automático. Camila goza com ele e Nuno fica irritado.

António lê o jornal enquanto Sónia acaba de pôr a mesa. Helena ainda nem se sentou pois aguarda a chegada do filho. Quando Tomás aparece, Helena corre para abraçar o filho, que não mostra grande entusiasmo. Numa questão de segundos, a discussão instala-se entre António e Tomás. Helena fica muito agitada. Tomás acaba por dizer ao pai que lhe deu muito prazer destruir o bar e António, cheio de raiva, dá-lhe um estalo.

Laura apanha Verónica a tentar entrar para um dos quartos do palacete e interpela-a. Verónica acusa a irmã de já achar que é tudo para ela. Laura diz-lhe que está apenas a aproveitar uma oportunidade de trabalho. Verónica vira-lhe as costas, muito irritada.

Tomás olha furioso para António, enquanto Helena tenta amenizar a situação. Tomás acaba por virar as costas aos pais e sair. Helena avisa António que não o vai perdoar por aquilo que acabou de acontecer.

Nuno conduz de forma insegura. Camila mostra-lhe o GPS e vai-lhe dando indicações enquanto lhe diz que ele é um atado. Nuno avisa-a que não é motorista de ninguém e chama-a de histérica.

Tomás atira algumas roupas para dentro de uma mochila quando Laura entra, por engano, no seu quarto. Tomás olha para ela e bebe, de um só trago, o sumo que ela traz na mão. Laura, ainda em choque, pede-lhe desculpa por se ter enganado no quarto. Tomás decide puxá-la para si e dar-lhe um beijo. Laura empurra-o, dá-lhe um estalo e sai, muito aflita.

Laura caminha, muito nervosa, enquanto limpa os lábios com a manga da camisola.

Nuno e Camila chegam, finalmente, ao clube hípico e Camila reconhece o jipe de Rodrigo e pede a Nuno para não ir a lado nenhum. Nuno segue-a com o olhar, interessado.

Tomás segue em direção ao seu carro, com Helena atrás dele. Tomás quer ir embora mas a mãe pede-lhe que fique e diz que António sabe que exagerou mas que o adora. Tomás não acredita na mãe e arranca. Helena pede a Leandro que o siga.

No picadeiro, Camila confronta Rodrigo e a nova namorada e diz-lhe que o mínimo era ter acabado a relação, olhos nos olhos. Rodrigo responde-lhe que ela não valia o esforço e Camila faz com que ele caia do cavalo enquanto se afasta, triunfante.

Camila já está prestes a entrar no carro, quando Rodrigo surge e a puxa. Rodrigo levanta a mão a Camila e Nuno dá-lhe um soco. Os seguranças do clube aparecem e Camila e Nuno correm para o carro. Camila faz o carro bater várias vezes no jipe de Rodrigo e depois fogem.

No anexo, Lurdes levanta o colchão e tira de lá um envelope cheio de notas.

Entra um flashback em que vemos Lurdes a dizer a António que Maria quer uma garantia pela mão da filha. António passa-lhe um envelope e avisa-a que a sua palavra vaie mais que qualquer quantia monetária. Lurdes disfarça a satisfação.

Lurdes tira as notas do envelope, sem se aperceber que Maria entra no quarto. Maria arranca o envelope das mãos da sogra e pergunta-lhe que dinheiro é aquele.

Verónica vai até à piscina e fica deslumbrada com o que vê. Sorri e diz, para si mesma, que um dia vai ser dona daquilo tudo.

Maria e Lurdes discutem. Maria não acredita na conversa da sogra e exige saber a verdade, caso contrário vai perguntar diretamente a António. Lurdes acaba por confessar que prometeu Verónica a António. Ficamos no choque de Maria.

Na cozinha, Laura e Sónia conversam sobre os Fontes Morais. Sónia conta a Laura que a família tem minas de ouro e diamantes em África. Laura pergunta por Helena e Sónia conta que a patroa era uma mera secretária e só ficou rica quando se juntou a António.

Um helicóptero sobrevoa a zona da Comporta. Aproxima-se da zona de praia e Helena sorri por voltar ali.

Helena surpreende Tomás, na casa de férias, e avisa-o que vai voltar para casa, caso contrário cancela-lhe os cartões e acabou-se a boa vida. Tomás diz que o pai não aguenta a sua presença e que a ideia de família feliz só existe na cabeça da mãe. Helena já nem o ouve, diz apenas que o aguarda em casa. Tomás fica encurralado.

Maria, muito nervosa, caminha de um lado para o outro, quando Lurdes surge e lhe pede para falarem com calma. Maria não quer mais mentiras e pergunta se Isaura está metida com ela naquele esquema. Lurdes diz-lhe que de onde veio aquele dinheiro, vem muito mais e que ela não pode arruinar a vida de Verónica.

António comtempla a vista para o jardim quando ouve Maria chamar por ele. António fica apreensivo.

Laura conversa com Miguel, quando ouve Maria chamar por António. Laura fica apreensiva e sai.

Maria começa a subir as escadas, enfurecida, quando Isaura a puxa por um braço. António aparece e Maria confronta-o. Laura surge e pergunta à mãe o que se passa. Lurdes e Verónica assomam e fica aflitas, temem que Maria arruíne o plano. Maria avisa António que a filha não está à venda e atira-lhe com as notas para cima. Ficamos na perplexidade de Laura e no desespero de Lurdes e Verónica. António avança enraivecido para Maria.