“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

“Flor Sem Tempo”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 183 (30 de outubro a 5 de novembro)

Vasco bate em Luís Maria

Elisa confronta Catarina com o pedido que esta fez a Mimi

Fernando diz a Luís Maria que ou ele paga a dívida ou então vai para a rua

Vasco está a preparar as coisas para ir embora quando Mariana o aborda e lhe pergunta onde é que ele vai. Vasco diz que vai limpar o barco e levar as suas coisas para lá. A namorada pergunta se ele quer saber dela e que ela vá. Vasco diz-lhe que ela ali está mais confortável e que eles nem se estão a entender bem. Mariana fica furiosa, dizendo que tudo o que está a acontecer é culpa de Catarina e Vasco vai embora, a dizer que assim vão discutir outra vez e que ele volta depois do almoço para falarem.

Bernardo dá a Lourenço um jogo de computador e o filho pergunta-lhe pelo dinheiro que lhe emprestou. Bernardo diz que lhe vai devolver o dinheiro com juros, mas ainda não é para já. Caetana entra e repara no jogo, perguntando a Bernardo se Salvador não tem um presente como o irmão. Bernardo diz que desta vez é Lourenço e para a próxima Salvador. Para desviar o assunto, Bernardo sugere a Caetana livrar-se da culpa do vinho que alegadamente copiou culpando as pessoas da sua equipa, nomeadamente Rosa, a enóloga. Caetana acha que é uma jogada desonesta, mas gosta da perspectiva, dizendo que já ouviu ideias piores.

Elisa está a trabalhar quando Catarina entra e pergunta se ela precisa de ajuda. Elisa explica-lhe que vai levar tabuleiros com tortas para pedir às pessoas para as cozerem e Catarina pode ir lá buscá-las depois. Antes de Catarina sair para continuar a trabalhar, Elisa diz-lhe que tem de falar com ela. Gosta muito dela, mas não consegue ficar calada. Elisa diz-lhe que ela não devia ter envolvido Mimi nas investigações dela. Catarina reconhece o seu erro e pede desculpa. Elisa diz que não quer pedidos de desculpas, só quer que ela entenda que há limites e aquela família é perigosa. Elisa pede à empregada que controle o desejo de vingança e diz-lhe que não é justo levar à frente gente que não tem culpa de nada.

Cremilde está a atender Carla na farmácia quando esta lhe diz para ela ficar com o troco. Cremilde não entende, diz que não trabalha num café, não vai ficar com o troco. Filipa intervém e diz que então o dinheiro fica para o bebé Jorge. Carla diz que não entende porque é que Cremilde pôs o cartaz se não quer ajuda e Cremilde diz que ela já não é a primeira a falar nisso. Filipa despacha Carla para a rua e Luísa entra e diz a Cremilde que ela não está nada favorecida no cartaz. Cremilde quer ir lá fora ver, mas Filipa diz-lhe para atender primeiro a cliente.

Carla, Mónica e outras pessoas estão de volta do cartaz de Cremilde a rir-se. Carla diz que vai chamá-la para ela ver que tem razão e que há um cartaz. Jaime vai buscar o cartaz e diz que nunca esteve ali e nunca levou, nem foi buscar nenhum cartaz. Carla percebe que, afinal, se trata de uma partida. Cremilde e Luísa saem da farmácia para ver o cartaz. Luísa diz que ele estava ali mesmo agora e Cremilde olha para Carla e Mónica que dizem que também viram. Cremilde percebe o que se passa e diz que eles são todos uns malformados que vendem a dignidade por umas limpezas a seco.

Vasco, Vitória e Fernando esperam Eduardo e Luís Maria para lhe fazerem umas perguntas. Vitória conta a Luís Maria que o projecto de turismo rural foi recusado porque a Chão da Serra tem uma dívida de 250 mil euros ao fisco. Eduardo diz-lhe que isso é uma responsabilidade do departamento dele e pergunta como é que explica aquilo. Fernando pergunta o que é que ele andou a fazer para deve tanto dinheiro ao fisco.

Catarina e Tozé estão em casa e ela conta-lhe que Célia aceitou falar com Rosa. O ideal seria que elas quisessem vir a público contar o que se passou e Tozé concorda que isso ia destruir Luís Maria. Tozé pergunta porque é que Elisa lhe estava a dar um sermão e a irmã diz-lhe que foi por causa de Mimi e que tinha toda razão. Catarina pergunta se o crowdfunding teve algum movimento, mas Tozé diz que ainda só têm trezentos euros. Catarina fica frustrada com a impotência que sente.

Luis Maria está a consultar o dossier das contas da quinta enquanto todos à sua volta se mostram impacientes. Luís Maria acaba por explicar que enquanto foi director financeiro atrasou os pagamentos o máximo de tempo possível, pois é benéfico para a empresa ter dinheiro do lado deles, mas nunca falhou nenhum pagamento. No entanto, a partir do momento em que o demitiram, ele já não tinha qualquer obrigação de autorizar os pagamentos. Vasco fica muito nervoso e dá-lhe um murro, dizendo que ele fez de propósito para a empresa ficar com dívidas. Luís Maria diz que não tem culpa que eles sejam incompetentes e lamenta que o projecto de Vitória não tenha tido o apoio.

Rosa e Carlos estão a despedir-se no fim do congresso. Rosa diz que vai precisar de muita sorte para se livrar deste escândalo e Carlos acha que a patroa dela sabe o seu valor. Carlos manda um beijinho a Cláudia e António interrompe a conversa, incomodado com os sorrisos deles. António diz que quer pedir desculpas a Carlos e confessa que se deixou levar pelos ciúmes. Carlos responde que, por ele, está tudo esquecido e, desde que ele faça Rosa feliz, está tudo perdoado. Carlos vai embora e Rosa diz a António que, embora Carlos o tenha perdoado, ela não o fez e vai voltar para baixo de comboio. António diz-lhe que faz tudo o que for preciso para eles voltarem a ficar bem, mas Rosa diz-lhe que ele a desiludiu e ela precisa de tempo para pôr a cabeça no lugar. António aceita e diz que vai ele de comboio e ela de carro.

Gabriel vai à farmácia para estar perto de Filipa com o pretexto de ter de arranjar alguma coisa nos computadores. Gabriel pergunta-lhe como é que está a correr a vida de solteira e Filipa diz que é triste e solitária. O rapaz aproveita para a convidar para beberem um copo no clube, mas a conversa é interrompida por Graça, que entra e diz a Cremilde que achou muita piada ao cartaz. Cremilde fica chateada, pois acha que não há nenhum cartaz e estão todos a ser pagos por Gabriel para mentir. Viriato entra, de dentro, e Julieta aproveita para o exibir e apresentar a Graça.

David e Tozé voltam de um mergulho e comentam o facto de Tozé não ter lutado por Filipa desde que acabaram. Tozé diz que não há nada pelo que lutar, ela não entende a situação da família dele e, agora com o bebé doente, ainda é pior. Tozé aproveita para dizer que quem voltou para casa foi Mimi, porque ela e Sebastião acabaram, mas David diz que não quer saber porque só tem olhos para Catarina e é por ela que vai lutar.

Catarina vai a casa de Rosa para tentar falar com ela, mas Cláudia diz-lhe que a mãe não está. Catarina aproveita para falar com Cláudia e dizer-lhe que sabe que Vera esteve mal, mas não cometeu o erro sozinha e, na verdade, Gonçalo é que era casado com Cláudia. Cláudia diz que elas eram amigas. Catarina diz-lhe que a família tem passado um mau bocado e Cláudia responde que sempre foi compreensiva, mas não a pode desculpar só porque Vera tem problemas na vida. Catarina compreende e diz que só tem pena porque Vera precisava de uma amiga nesta fase e que Cláudia lhe fazia bem. Catarina vai embora e Cláudia fica pensativa.

Fernando e Vasco chamam Luís Maria para falar com ele e fazem-lhe uma proposta. Ou ele paga a dívida às finanças com o dinheiro todo que roubou à empresa e à família ao longo dos anos, ou então tem de ir embora daquela casa. Luís Maria responde que é casado com Madalena e que têm dois filhos, não vai ser afastado assim. Porém, Fernando é firme e diz que ele escolhe: ou paga, ou se afasta.

Mariana vai à farmácia pedir uns comprimidos, alegando serem para Madalena. Julieta fica insegura porque Mariana não tem uma receita, mas a rapariga dá-lhe a volta, dizendo que é para mandar os medicamentos à arquitecta que está fora do país e que a receita já está pedida ao médico. Mariana diz a Julieta que pode confiar nela e Julieta arrisca. A farmacêutica faz algumas perguntas sobre a viagem de Madalena, mas Mariana é evasiva.

Vera e Gonçalo estão na esplanada do quiosque e Gonçalo pergunta como é que eles estão. Vera sente-se muito culpada por todas as vezes em que disse que não queria o bebé e o amigo tenta fazê-la ver que é uma boa mãe. Vera abraça-se a ele e diz-lhe que se Jorge ficar bem, nunca mais vai dizer mal de nada e vai apoiá-lo em tudo o que puder. Cláudia aproxima-se e vê-os abraçados e chora. Gonçalo tenta falar com ela, mas Cláudia foge, irritada. Vera diz que é mesmo má pessoa e que merece tudo o que lhe está a acontecer. Gonçalo pede-lhe que não se culpe e diz que o casamento dele com Cláudia já tinha acabado há muito.

Diana e Natália vão ao clube para jogarem e encontram Belmiro e Graça. Graça aproveita para tentar fazer ciúmes a Natália e mostrar a cumplicidade que tem com Belmiro. Natália fica incomodada, mas a filha diz-lhe que eles é que têm de se sentir mal. Natália diz que tem é de arranjar um trabalho porque não está habituada a estar sem fazer nada. A filha acha que ela devia voltar atrás e pedir desculpa a Fernando pelo que disse, de forma a recuperar o emprego, mas Natália diz que nem pensar. Assim que elas se saem, Graça afasta-se de Belmiro e ele diz que tinha razão, ela só estava a fazer aquilo para incomodar Natália.

Vasco está a pedir desculpa a Ricardo por ter batido em Luís Maria, mas o primo está muito divertido, pedindo para ele o chamar, numa próxima vez. Sebastião entra e Vasco aproveita para falar com ele também. Sebastião aceita o pedido de desculpas do primo e mostra-lhes o panfleto do mergulho solidário pelo sobrinho de Catarina. Todos alinham e Vasco diz que vai ligar a Mariana a perguntar se ela quer ir.
Mariana atende a chamada e diz que está a instalar-se no barco, tendo decidido que vai ficar ali com ele.
Vasco fala-lhe no mergulho solidário e Mariana fica chateada, perguntando se ele está a falar a sério. Vasco não entende o problema e Mariana diz que já percebeu, a ideia é ele ficar sozinho com Catarina e dar-lhe colo.
Vasco irrita-se e diz que ligou porque achou que ela também queria ir e que tudo aquilo é para ajudar um bebé. Catarina nem sequer vai lá estar.
Mariana diz-lhe para ele fazer o que quiser e desliga a chamada, irritada.
Mariana diz para si que ele se vai arrepender de estar a ajudar Catarina e prepara todo o um cenário no barco que indica uma tentativa de suicídio.

David conta a Catarina que já têm vários inscritos para os mergulhos solidários e está contente com o valor que vão arrecadar para o bebé. Catarina pergunta-lhe se ele estaria a fazer isto tudo por ela se não tivessem namorado e David brinca dizendo que não, que se não tivesse esperanças de estar com ela, então não queria saber daquilo para nada. Catarina ri-se e pergunta como é que está Diana. David diz que só sabe que ela está suspensa e não quer saber mais nada.