“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 193 (30 de janeiro a 5 de fevereiro)

Renata descobre que Sara e Mónica vieram no mesmo voo para Portugal.

Rui e Matias simulam discussão à frente de Renata.

Afonso declara-se a Mia mas esta não o chega a ouvir pois a chamada cai.

Renata tenta acalmar-se. Fala para si, como se falasse para Sara, e diz que devia ter ficado quieta. Ficamos no olhar vingativo de Renata.

Mia disfarça e diz que só estava a tirar umas folhas para os seus apontamentos pois vai direta para a faculdade e esqueceu-se do caderno. Dr. Paiva atende um telefonema e ela acaba por sair, o mais rápido que pode.

Renata liga a Dr. Paiva, que lhe conta que Afonso apareceu a perguntar pelo avô. Renata fala-lhe de Sara e pede que a vise caso apareça alguém no consultório a perguntar por ela ou pela enteada.

Mónica está furiosa com Alice e Constança por lhe terem esburacado o canteiro. Constança desvaloriza e diz-lhe que Alice depois o arranja, basta Mónica comprar os materiais. Mónica fica estupefacta com a atitude da amiga, mas Constança diz-lhe que não pode continuar aquela discussão pois está grávida e não se deve enervar.

Em casa dos Guerreiro, Matias pede desculpa a Rui por não ter acreditado nele quando, no fundo, o filho só o estava a querer proteger da interesseira da Renata. Rui fica comovido com a conversa do pai, diz-lhe que já passou e os dois dão um abraço sentido.

Na tasca, Simão pergunta ao pai porque é que não fez nada em relação à discussão de Xana e Isabel. Miguel tenta fugir à conversa e justifica-se dizendo que as duas são amigas e vão resolver as coisas mas Simão insiste, ouviu Xana a dizer que eles se enrolaram. Miguel acaba por admitir, diz que é a maior cruz que carrega. Dieter traz os hamburgers e Miguel reclama, quer comer carne. Tosso chega e Adelaide pede-lhes que disfarcem e que digam bem da comida pois o avô não se pode enervar. Miguel, ainda que contrariado, tenta fingir que está a gostar do hambúrguer de feijão e espinafres.

Neca entra quando Isabel ainda está a apanhar o resto dos legumes e a coloca-los no lixo. Isabel conta que foi ela quem provocou a discussão, diz que chamou Xana de badalhoca atrevida. Neca ri-se e diz-lhe que terá sempre um lugar em sua casa. Isabel agradece, mas o seu lugar é ali, junto da família.

Bernardo observa o relógio e diz que é tão bonito que até dá vontade de ficar com ele. Constança, drástica, diz-lhe que nem pense pois precisam bem mais do dinheiro do que de um relógio novo. Alice vai avaliar o relógio, Constança quer ir com ela mas Bernardo diz-lhe que pode confiar na prima.

Em casa dos Amado, Mia, Afonso e Mónica olham atentos para os documentos que Mia trouxe do consultório de Dr. Paiva. Mia liga a Sara dizer que conseguiu o processo dela, ia sendo apanhada, mas já tem os documentos consigo. Afonso pede a Helena que vá ter com eles para os ajudar a decifrar os relatórios.

Sara fica contente por saber que Mia conseguiu os relatórios médico mas, ao mesmo tempo, tem medo que Renata venha a descobrir e se queira vingar. Luísa tranquiliza-a, nada de mal lhe vai acontecer com eles por perto.

Renata e Zeca encontram-se na capela, Zeca diz que os dias de Sara são muito aborrecidos, ou está no turismo, ou está a passear sozinha ou está com ela. Renata pede-lhe que continue atento e diz-lhe que tem outro trabalho, que é mais difícil, mas também mais bem pago.

Orlando faz perguntas a Tó, que percebe que este não entende nada nem de motas nem de carros. Orlando quer ajudar e Tó pede-lhe que faça a cama de lavado, que é uma grande ajuda. Simão chega, quer pedir um último conselho ao ex-padre. Orlando acede e Simão diz-lhe que quer ajudar os pais a reconciliarem-se, diz que só precisam de um empurrãozinho, mas não sabe o que deve fazer. Tó fica a saber que a mãe se envolveu com Miguel. Ficamos no choque de Tó.

Mónica está bastante desconfortável com a presença de Helena em sua casa. Helena avalia os relatórios médicos e diz que Sara devia marcar uma consulta com o mesmo médico que avaliou Matias, pode ser que tendo uma segunda opinião se consiga reverter o processo de tutela de Sara. Na esperança de todos.

Paulo vai ter com Dieter à tasca e diz-lhe que vão a concurso com a sua receita, que até já encomendou os robalos. Dieter pergunta se já disse a Helena pois não quer problemas para o seu lado.

Tó vai até ao salão e tenta perceber, junto de Amélia, se Armanda lhe contou a verdade sobre a ida a Sines com Lara. Amélia testa-o, para perceber o que se sabe, e corrobora a versão de Armanda. Tó fica inquieto, mas confia em Amélia.

Renata e Matias jantam juntos. Matias faz um esforço para manter a fachada, mas tem muita vontade em revelar a Renata que já sabe que ela é uma interesseira. Renata aproveita e apresenta-lhe Sara, Matias diz-lhe para se juntar a eles, mas Sara vai jantar no quarto. Rui entra e dirige-se a eles, mantendo uma postura dissimulada. Matias e Rui começam a simular uma discussão agressiva, Rui diz que não vai permitir que o pai ponha o património da família nas mãos de Renata, que não passa de uma vigarista. Matias arrasta Rui por um braço e diz que vão terminar a discussão em casa. Renata finge-se afetada pela discussão mas, no fundo, não podia estar mais satisfeita.

Xana, Miguel, Isabel, Orlando e Simão estão sentados à mesa, num ambiente constrangedor e bastante apertados. Orlando propõe que utilizem a ocasião para partilharem as suas inquietações. Isabel é a primeira e diz que gostava de saber se Miguel quer que ela volte para casa ou não. Simão diz aos pais que já sabe do que aconteceu e que acha que é um assunto que eles, enquanto adultos, devem resolver. Orlando conclui que a forma de Miguel e Isabel recuperarem o seu casamento passa por Xana deixar de viver com eles. Xana sente-se traída, acha que organizaram o jantar para a expulsar de casa e sai, devastada.

Tó está a por a mesa e comenta com o pai que Lara e Dieter ainda agora se casaram e já estão a atravessar uma crise. Neca diz-lhe que não vale a pena tentar entender as mulheres, um dia amam, outro dia já estão interessadas noutro. Tó olha o pai e sente que este ainda está magoado por Xana ter dormido com Miguel.

Alice conta a Bernardo e Constança que já avaliou o relógio e que vale 100 mil euros. Constança fica feliz e começa logo a fazer planos para o dinheiro quando Bernardo a relembra que o lucro terá de ser dividido com a prima. Alice quer ir vender o relógio longe de Rio Meandro e Constança acha que deve ir com ela, mas Bernardo pede-lhe que confie em Alice e que a deixe tratar da venda.

Eugénio prepara-se para ir para acama quando batem à porta. Mary vem, com a desculpa de sempre, pois quer ter companhia, mas Eugénio diz-lhe que não a quer ali em casa, precisa do seu sossego. Mary fica ofendida, nunca achou que estivesse a incomodá-lo. Mary sai, triste e Eugénio fica a sentir-se culpado pela forma como a tratou.

Em casa dos Guerreiro, Rui está a contar a Afonso do teatro que ele e Matias fizeram à frente de Renata. Matias está com tanta raiva que a sua vontade era desmascará-la, mas diz que vai controlar as suas emoções e seguir o plano. Afonso sai, para o escritório, para atender a chamada de Mia.

Mia agradece-lhe por ter ido com ela ao consultório do Dr. Paiva pois, se não fosse ele, provavelmente não tinha conseguido encontrar os relatórios médicos de Sara. A chamada cai e, quando Mia tenta ligar novamente a Afonso, este está com o telemóvel desligado.

Afonso, sem perceber que a chamada caiu, declara-se a Mia, diz que gosta dela como no primeiro dia e que os dois funcionam muito melhor juntos do que separados. Quando não obtém resposta, Afonso percebe que ficou sem bateria. Ficamos na frustração de Afonso.