“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 045 (1 a 7 de abril)  

Pinheiro convence Abel a largar zangas do passado.

Francisca descobre que Artur se envolveu com Madalena.  

Liliana desaparece.  

Artur veste-se mal humorado e acaba por confessar a Francisca que só não se consegue envolver com ela. Francisca fica em choque e pergunta-lhe com quem é que Artur esteve e se foi com Madalena. Artur não consegue responder e acaba por sair.

Teresa e Manuel falam sobre o passado. Ele está curioso pata saber se ela voltou a Paris passados os 6 meses. Teresa mente e diz que não. Manuel entrega-lhe as fotos e Teresa diz que não vale a pena contarem a sua história a ninguém. Despedem-se com um beijo e Manuel sai. Teresa tenta desvalorizar mas começa a chorar. Em flashback relembra-se de estar no mesmo quarto, sozinha, onde se combinou encontrar com Manuel.

Artur está irritado com a discussão com Francisca. Alberto diz-lhe que têm um problema e que precisam de conversar. Artur responde bruscamente que quanto muito têm dificuldades, e não problemas. Se alguém lhe falar em problemas, é despedido.

Teresa disfarça com a chegada de Maria e diz-lhe que Manuel queria falar sobre a ideia dos passeios de bicicleta. Maria fica pouco convencida.

Alberto conta a Artur sobre o relatório que encontrou de Liliana, em que os dados indicam um maior risco sísmico e que é inevitável que os impeçam de avançar com o empreendimento. Artur fica passado e culpa-o, dizendo que não deviam ter avançado com o estudo e que o contratou para evitar esse tipo de problemas.

Liliana fala com o chefe e diz que quer fazer as últimas medições do terreno para ter a certeza do relatório. O chefe diz-lhe que precisa dela de volta o mais tardar no dia seguinte e pede-lhe que tenha cuidado.

Artur ficou ainda mais irritado com a conversa. Manuel entra no gabinete e nota o ambiente desconfortável, pergunta se há novidades. Artur diz que não e não deixa Alberto falar. Ele percebe que está a mais e sai dizendo que tem de fazer uns telefonemas. Artur é ambíguo e diz que fica à espera de soluções para o problema.

Lurdes diz a Susana que a entrega com Ricardo está combinada. Susana stressa por causa do irmão, mas acalma-se. Agradece a ajuda a Lurdes e dá-lhe um voucher pelo seu empenho. Lurdes aceita mas sente que é um presente envenenado.

Liliana verifica os aparelhos no terreno e assusta-se com a presença do encarregado. Mantém-se séria e o encarregado afasta-se, deixando Liliana prosseguir o trabalho. O encarregado observa-a ao longe, com uma expressão ameaçadora.

Jesus organiza um esquema para um aplicação sobre a ilha terceira, mas Batista critica-o. Jesus fica impaciente com as provocações constantes.

Abel resmunga por ter de andar de bengala. Maria é dócil com o avô, ele pergunta-lhe quando vai embora para a outra ilha e volta a dizer que não gosta da ideia de ver a neta ir embora, mas desvaloriza. Maria fica satisfeita pela vivacidade do avô.

Jesus continua a explicar a sua ideia para a aplicação e diz que precisa de financiadores. Batista fica interessado mas escandaliza-se ao saber que tem de pagar por publicidade.

Renato sonhador, escreve uma mensagem para Susana e não ouve o desabafo de Rita sobre o pai. Rita nota e tira-lhe o telemóvel, lendo a mensagem. Renato não revela com quem anda a falar e Rita fica ofendida, saindo do quarto.

Batista aproxima-se de Jesus de forma mais amigável e volta a dizer que não acha sentido em terem de pagar por publicidade da app. Jesus acha que sem milagre não faz sentido pôr a ‘Casa do Povo’ no roteiro da aplicação, e Batista fica a remoer o assunto.

Abel está preocupado pela viagem de avião da neta e por ela gostar de um Bettencourt. O Padre diz-lhe que os caminhos do Senhor são insondáveis, e Abel reage mal às palavras. O Padre é firme e diz-lhe que se quer falar com ele, tem de saber ouvir. Diz-lhe que o rancor e ódio são maus conselheiros. Abel conta que tentou matar Artur e Pinheiro sugere que nessa noite, talvez Pedro tenha aparecido para o salvar. Abel fica surpreso com a sugestão e pensativo.

Lurdes não sabe o que fazer com o voucher e convida Maria, mas ela responde que vai de viagem e não pode. Conta-lhe que o avô não lhe quer cortar as asas e Lurdes fica admirada.

O encarregado observa Liliana a trabalhar, quando a terra treme ligeiramente. Liliana atende uma chamada de Jaime e combina encontrar-se com ele no hotel. Liliana pega nas suas coisas e afasta-se. O encarregado faz um telefonema e aguarda por indicações.

No café, Maria conta a Joana que vai fazer um estudo de baleias ao Corvo. Joana pergunta pela família de Teresa, Maria conta-lhe que ela tem uma irmã e um sobrinho no continente e que tem saudades deles. Jesus entra no café e pede para falar com Lurdes. Convida-a para sair e ela aceita.

Renato pergunta a Carla como correu o teste, ela diz-lhe que correu bem e agradece a ajuda. Carla diz-lhe que não precisam de ser amigos e que se podem ajudar só nos estudos, mas Renato diz-lhe que espera por ela depois das aulas e pergunta se não se quer encontrar na ‘Casa do Povo’. Carla sorri e aceita.

Liliana está a conduzir distraída e assusta-se com os faróis doutro carro, que se aproxima e parece que vai bater. Liliana trava a fundo e sai do carro dela. Confronta o condutor, e surpreende-se ao ver quem é. A surpresa dá lugar ao medo e pergunta-lhe o que está a fazer.

A carrinha da proteção civil estaciona a uns metros do carro de Liliana. Um PSP fala com Sérgio e diz-lhe que o condutor do outro carro está desaparecido e que estava alugado no nome do centro de vigilância de sismos. Outro PSP diz a Sérgio que quem deu o alerta foi o encarregado mas que estragou provas que pudessem haver no veículo. Sérgio fica em choque ao saber que há vestígios de sangue no banco do condutor e pedem a brigada canina.

Robert chega a casa cansado. Sente-se sozinho e desamparado, quando recebe uma chamada de Ricardo. Ele pergunta-lhe se correu tudo bem e Robert confirma que está tudo tratado. Ricardo desliga e Francisca entra no armazém. Está abalada e conta-lhe que Artur não se consegue envolver com ela. Ricardo recomenda comprimidos, mas Francisca diz que não é esse o problema. Ricardo estranha.

Óscar troca de sapatos, que estão sujos de lama e acalma-se. Márcia estranha-o e pergunta se quer que lave as botas. Óscar aceita mas pede-lhe que não comente com ninguém o seu atraso. Márcia fica desconfiada.

Jaime entra no café e fala com Lurdes, Flávia intromete-se e elogia a missa que Luísa preparou. Lurdes repara que eles trocam olhares simpáticos. Jaime diz que vai ter com Liliana e Lurdes fica com ciúmes. Jaime sai e Lurdes sonda Flávia sobre a amizade com Jaime. Flávia conta-lhe que foram colegas de turma.

Francisca está furiosa e diz a Ricardo que Artur conseguiu ter relações com a ex-mulher. Ricardo aconselha-a a pressionar Artur, mas Francisca fica indecisa.

Jaime encontra Márcia na receção do Hotel, e ela mente-lhe, dizendo que está livre do jogo. Jaime aconselha-a a continuar a frequentar as reuniões. Óscar observa-os e fica surpreendido com a intimidade que partilham. Jaime estranha que Liliana ainda não tenha chegado ao hotel. Liga-lhe, mas o telemóvel dá sinal de desligado.

Joana está cansada e com fome. Manuel disponibiliza-se a ajudar imediatamente e Joana estranha que ele esteja tão prestável. Manuel fica desconfortável e pondera contar-lhe o que se passou, mas ao mesmo tempo não a quer aborrecer, nem mentir.