“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 044 (1 a 7 de abril)  

Renato dorme com Susana.

Óscar rouba ficheiros a Liliana.

Teresa entrega uma foto a Manuel, dos tempos em que andaram juntos.

Liliana observa a foto de Augusto e pergunta a Luísa quando é que o marido morreu. Luísa fica tensa e diz que ele estava doente. Jaime surpreende-se e diz que a mãe nunca lhe tinha dito isso. Liliana concentra-se na fotografia e repara atentamente nas unhas de Augusto, que têm uma linha branca, comum em sinal de envenenamento. A expressão de Luísa revela tensão.

David e Rita falam com Michael na varanda do Hotel, agradecendo-lhe a ajuda na noite do acidente de David. Rita conta que já não tem de andar às escondidas do pai e David diz que enfrentou a fera. Passa por eles um estafeta que se dirige a Óscar e lhe entrega um envelope remetido para Manuel.

Manuel pergunta por Teresa e deixa Alberto desconfiado. Manuel muda de assunto e começa a falar sobre Liliana, sugerindo que se reúnam com ela, mas Alberto não acha uma boa ideia, argumentando que Liliana devia terminar o trabalho e enviar o relatório sozinha. Manuel preocupa-se com a instabilidade do terreno de construção e Alberto fica tenso.

Carla emociona-se ao ouvir a mãe falar de Augusto. Pergunta-lhe se também é o pai de Anabela, mas Márcia mente, respondendo que o pai de Anabela é um americano. Carla não acredita, mas páram a conversa porque Anabela chega ao pé delas.

Óscar segue com o envelope para entregar a Manuel. Hesita mas acaba por bater à porta do gabinete e entra. Percebe o ambiente tenso, mas entrega o envelope a Manuel. Alberto provoca-o, para ver se são os resultados do estudo sísmico. Manuel sai. Alberto e Óscar olham-se, desconfiados.

Rita desabafa com Renato e diz que preferia quando as coisas com David não estavam tão sérias e que era mais divertido quando andavam às escondidas. Renato troca mensagens com Carla e diz que precisa de falar com ela. Renato diz a Rita que não gosta de David e que também acha que ele não gosta assim tanto dela. Rita acusa-o de ter ciúmes, mas Renato diz que só está a tentar ser um bom amigo.

Luísa repreende Susana pela gritaria que deu na festa e chama-a de egoísta por dizer que odeia o negócio das flores. Susana defende-se com as alergias e Luísa sai, irritada, para apanhar ar. Susana recebe uma mensagem Renato com um poema, ficando menos triste.

Renato vai buscar os livros para ir ter com Carla, quando recebe uma mensagem de Susana a encorajá-lo a desmarcar os planos para ir ter com ela. Renato fica hesitante.

Liliana tenta perceber se Luísa se dava bem com o marido, Jaime diz que sim mas pergunta o porquê de tanta insistência no assunto. Liliana diz que a homenagem lhe pareceu mais formal do que emocional. Jaime justifica que a mãe dá muita atenção aos pormenores e Liliana tenta esconder a tensão.

Manuel entra em casa e abre o envelope. Fica perplexo ao ver que se trata duma polaroid dele com Teresa vinte anos mais novos. No verso da fotografia lê “Cleo e Leonardo”, os nomes que escolheram um para o outro no tempo passado em Paris. Manuel fica pensativo e nostálgico. Em flashback, relembra-se de se despedir de Teresa a custo, mas Teresa insiste em não lhe dar um número de telefone. Combinam encontrar-se em Paris dali a 6 meses. Manuel folheia o guia antigo da viagem a Paris e descobre uma foto de Teresa na cama. Manuel olha-a e não nota Joana aproximar-se. Ela pergunta-lhe quem é Cleo.

Óscar entra no quarto de Liliana, vigilante. Acede ao portátil e copia a pasta dos ficheiros sobre a Serreta para uma pen.

Manuel está tenso e Joana desconfiada. Olha para a fotografia e diz-lhe que a pessoa lhe lembra alguém, mas Manuel muda de assunto, dizendo que são fotos de uma viagem antiga e que nem se lembra de quem é que está na foto. Joana comenta que não percebe o porquê de Manuel ficar tão atrapalhado com uma foto do passado.

Alex vê o Facebook de Judite quando recebe uma chamada de trabalho. Paula toca à campainha e vem com uma muda de roupa, mas diz que só fica lá em casa se Alex lhe responder honestamente sobre o que faria se encontrasse Joana. Alex olha-a acossado.

Renato está deslumbrado com Susana. Ela prepara um gin e sentam-se na sala. Susana pede-lhe que declame poemas, mas Renato responde que não levou nenhum mas que sabe alguns de cor. Começa a declamar e Susana encaminha-o para o quarto. Susana pede a Renato que não pare de declamar, mas ele já em a voz trémula. Susana empurra-o para a cama e beija-o.

Carla finge-se indiferente mas fica sentida por Renato não ter aparecido como combinado. Anabela diz que achava que ele gostava da irmã e sai contrariada para ir vestir o pijama e dormir.

Alex continua a tentar manipular Paula para que pense bem dele e mal de Joana, dizendo que Paula é uma mulher forte e parecida com ele. Diz que se sentiu traído por Joana, Paula sente-se frágil e diz que se Joana tiver o bebé, eles vão ficar ligados para sempre. Alex responde que se Paula ficar do seu lado, conseguirá lidar com tudo o que aconteça. Beijam-se.

Márcia apanha Óscar a sair do quarto de Liliana e provoca-o. Óscar percebe que foi apanhado mas mantém-se firme. Márcia conta-lhe que ouviu Liliana falar com o chefe sobre a Serreta e em como os números dos relatório inicial não estavam certos. Óscar olha-a, apreensivo.

Joana não consegue dormir, sente-se inquieta com a conversa de Manuel. Levanta-se e sai do quarto. Joana procura o envelope e percebe que está na mesa de cabeceira. Tenta pegá-lo, mas Manuel acorda. Joana disfarça e diz que foi fazer um chá.

Renato e Susana estão deitados na cama. Suana elogia-o, mas pede que não se ponha a contar que dormiu com ela para o assunto não se espalhar. Renato fica desapontado mas alinha. Vê a mensagem de Carla e sente-se culpado por não ter ido ter com ela. Despede-se de Susana e sai.

Maria volta a ouvir a mensagem de Pedro e grava uma resposta para lhe enviar. Pedro emociona-se, ouvindo Maria dizer que tem saudades e que Pedro é importante para ela. Maria diz que não quer que o avô sofra mais por causa deles.

Manuel parece livre e descontraído enquanto solta as vacas no campo. Joana volta a procurar o envelope mas já não o encontra. Manuel entra em casa com queijos, e dá um a provar a Joana. Manuel pergunta-lhe se está tudo bem e Joana beija-o, para o sossegar.

Artur oferece uma mala cara a Francisca e aproxima-se dela. Francisca emociona-se com o carinho e começam a ser mais íntimos um com o outro. Beijam-se intensamente.

Óscar repara em Alberto no bar e aproxima-se, entregando-lhe a pen com o que conseguiu recolher do portátil de Liliana. Conta-lhe também que uma empregada a ouviu ao telefone a falar sobre os resultados com o chefe. Alberto fica preocupado com as más notícias. Óscar disponibiliza-se a ajudar no que for preciso.

Susana ouve música zen para começar bem o dia, quando Luísa chega. Susana pergunta-lhe se agora não dorme e Luísa responde que precisava de pensar e estar sozinha. Susana reclama do mau humor da mãe.

Artur comenta com Francisca que não sabe o que se passa com ele. Francisca tenta desvalorizar e diz que tal é normal acontecer a todos os homens, visto que ainda está em recuperação. Artur responde que o assunto não tem nada a ver com a recuperação do acidente e levanta-se.

Manuel aguarda Teresa na loja, enquanto vai falando com Maria, que elogia a patroa. Maria nota Teresa a chegar e dá uma desculpa para sair. Manuel mostra a fotografia a Teresa e chama-a de Cleo. O olhar de Teresa ilumina-se.