“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 004 (5 a 11 de fevereiro)

Joana conta a Manuel que está grávida e que é Alex quem a quer matar.

Maria beija Pedro mas acaba por descobrir que ele é um Bettencourt.

Rita confronta Joana sobre a sua identidade.

Alex está sentado a uma mesa e à sua frente está a mala de Paula. Alex ameaça Joana e avisa-a que cometeu o erro de ligar para casa, diz-lhe que está sozinha e que agora a vai conseguir localizar, impedindo que o bebé nasça.

Em pânico, Joana atira o telemóvel para dentro da sanita e descarrega o autoclismo. Cai para trás, fraca, e encosta-se à porta a chorar. Desliza até sentar-se no chão.

Alex está furioso por Joana ter desligado a chamada. Volta a pôr o telemóvel na mala de Paula, que volta à mesa e se senta ao seu dele. Ao deslizar a mão pelo braço, Alex fica a segurar na mão de Paula, que lhe sorri-lhe, mas se sente culpada por estar com o marido da melhor amiga.

Joana está a chorar no chão. A porta abre-se e Manuel entra. Ajoelha-se junto dela e segura-a pelos ombros perguntando-lhe o que se passa. Joana fala da ameaça de morte a ela e ao seu filho. Manuel fica espantado com a revelação e abraça-a por instinto.

Na receção do hotel, Pedro termina a relação com Susana, dizendo-lhe que conheceu outra pessoa. Diz que podem ser só amigos, mas Susana passa-se e atira-lhe o gin à cara, afastando-se furiosa.

Maria e Lurdes entram nos jardins do hotel e Óscar repara nelas. Susana vem do interior zangada e sem ver nada à sua volta, dá um encontrão em Maria que fica furiosa. Lurdes diz à amiga quem é Susana e que é uma pessoa importante. Maria faz uma expressão de desdém. Lurdes procura por Jaime com esperança, e Jesus segue atrás de Susana.

Joana está mais calma no sofá. Manuel dá-lhe um copo de água e pergunta-lhe quem é que a quer matar e onde é que está o seu filho. Joana leva a mão ao ventre e ele percebe que ela está grávida. Joana conta-lhe que é o pai do filho que a quer matar. Manuel fica incrédulo.

Paula e Alex regressam a casa, Alex puxa-a para um beijo mas Paula diz-lhe que não está certo o que estão a fazer e afasta-o. Alex insiste e é mais bruto e assim que Paula fala em Joana, Alex muda de atitude e segura-a pelo pulso, magoando-a. Alex confronta-a e diz-lhe que sabe que ela falou com Joana. Paula fica assustada mas diz a verdade em como falaram e ela a avisou que Alex tem uma arma. Alex nega e diz que Joana a está a manipular e culpa Paula por estar longe do filho. Paula olha-o zangada e vai embora. Alex fica furioso.

Joana conta um bocado da sua história a Manuel e chora. Diz que tinha um amiga em quem confiava mas que agora já não tem ninguém, que deixou a vida toda para trás e que Alex lhe tirou tudo. Manuel diz que o que importa é ela estar viva, mas Joana riposta que ele só diz isso porque sempre teve tudo. Manuel não gosta do comentário e reponde que não é por ter um nome de família que não sabe o que é viver com pouco. Pergunta-lhe se ela vai desistir e Joana encara-o surpreendida.

Flávia avança pela rua sozinha. Chega ao local onde Joana apareceu e benze-se.

À porta da ‘Casa do Povo’ está a imagem da Nossa Senhora com um manto azul, iluminada por velas e onde se lê “Senhora do Mar”. Os populares aproximam-se.

Abel e Sérgio conversam ao balcão sobre a animação da festa na vila, Sérgio elogia Batista por animar as pessoas. Batista recebe os populares. Genoveva e Ramalho entram. Ramalho critica Batista por só querer aproveitar a festa para sacar dinheiro ao pedir contribuições. Genoveva chama-o à atenção e diz que a Santa o castiga.

Maria perde Lurdes de vista. Óscar aproxima-se e pergunta-lhe se o pode acompanhar. Maria sorri a Óscar e acompanha-o, desconfortável. Pede-lhe que espere um momento na receção. Maria tenta ligar a Lurdes mas não tem resposta. Pedro chega e quer beijá-la, mas Maria fica aflita, dizendo-lhe que têm de sair dali porque o chefe já percebeu que ela não é uma Bettencourt. Pedro segue-a. Saltam o muro e Maria quer fugir, mas Pedro prende-a contra o muro. Maria não se desvia e olham-se apaixonados, mas Pedro afasta-se, cavalheiro, e beija-lhe a mão. Os dois seguem pela rua de mãos dadas.

Ramalho conversa com Sérgio e Abel quando Flávia entra com o Padre Pinheiro. Genoveva pergunta se eles vieram juntos. O Padre responde que Flávia passou na sacristia e o convenceu a juntar-se. O Padre remarca que eles continuam a insistir com a imagem da Senhora do Mar, mas Genoveva diz que não há mal em quererem celebrá-la. Genoveva puxa Flávia para a sala.

Joana conversa com Manuel, que lhe diz que Alex tem de pagar pelo que fez mas Joana responde que não quer ir à polícia. Manuel diz-lhe que ela não está sozinha e que vai vencer a luta para proteger o seu filho. Joana preocupa-se por saber que Alex não vai parar enquanto não a encontrar. Manuel vai buscar o telemóvel de Joana e diz-lhe que o aparelho morreu afogado. Joana sorri.

Flávia diz que está sem fome e o Padre responde que come pelos dois. Flávia comenta que ainda está ansiosa com o susto de Chico mas Pinheiro diz-lhe que ela tem de ultrapassar. Batista diz que o ambiente na Casa é mais animado que a festa dos Bettencourt. Genoveva mete-se na conversa e diz que a ilha é feita de gente de fé.

Na marina, Robert termina de descarregar o material de uma carrinha, quando vê um carro da polícia. No veleiro, Vanessa e Rúben levam os caixotes que estão no convés para dentro. Vanessa e Rúben entram, apressando-se a arranjar espaço para os caixotes. Rúben fecha a porta da cabine, assustado.

Robert disfarça e pede lume ao polícia, que lhe pergunta o que é que está ali a fazer, olhando desconfiado para o veleiro. Pede os documentos da carrinha a Robert. Rúben está tenso e Vanessa dá-lhe a mão, tentando acalmá-lo. Robert faz o seu papel, o polícia não acha nada e acaba por ir embora. Robert avisa-os que estão livres. sorri.

O Padre fala sobre os donativos que são para a igreja. Batista, contrariado, diz que é sempre assim. Pinheiro junta-se a Flávia, e Genoveva comenta que não se largaram a noite toda. Insinua que eles se dão bem desde que Chico nasceu. Ramalho pede-lhe que não seja má-língua e meneia a cabeça.

No miradouro, Maria e Pedro olham para a vista que têm à frente e falam. Pedro diz que não tem namorada e Maria sorri-lhe, apaixonada.

Susana está sentada na esplanada da marina. Jesus mete-se com Susana. Ela olha-o e diz-lhe que acabou de fazer um milagre. Jesus não percebe do que ela fala, mas segue-a feliz, sem acreditar que conseguiu a sua atenção. sorri.

Genoveva fala sobre o dia que Joana chegou e diz a Batista que quer batizar o dia. Batista comenta que a Santinha lhes vai pagar a reforma, tal foi a angariação e o Genoveva diz-lhe que se der metade do valor da caixa ao Padre, ele deve aceitar rezar a missa pela Santa.

Jesus e Susana entram em casa. Ele fica encantado a apreciar a casa. Susana despe-se e diz que não está lá ninguém. Jesus beija-a, sem acreditar na sorte que lhe calhou.

Luísa entra no gabinete de Artur e comenta que está na altura de marcaram a data de casamento de Pedro e Susana. Artur ergue-se e serve-lhe um copo. Artur diz que os tempos mudaram e que os filhos é que têm de decidir se gostam um do outro para casarem. Falam sobre o falecido marido de Luísa, e Artur insinua que ele não lhe foi fiel. Luísa faz uma expressão frágil e diz-lhe que o que lhe contou sobre o marido foi em confidência. Artur percebe que é falsa e diz que foi uma sorte ele ter morrido, senão ela ainda o matava.

Susana sobe para cima de Jesus de forma controladora. Ele tenta tocar-lhe mas Susana prende-lhe os pulsos com um lenço. Jesus perde a pica e Susana fica perplexa com o nome que ele deu ao seu órgão, avisando que vão ter de arranjar um nome novo, porque ‘jesuíta’ não dá.

Pedro e Maria beijam-se apaixonados. Maria pergunta-lhe se ele não vai arranjar problemas por causa dela com o chefe, e quando Pedro vai para falar, é interrompido por uma chamada de Rita, que atende. Leva Maria consigo até ao hotel. Santa.

Robert liga a Ricardo e conta-lhe o que se passou na hora do carregamento com a polícia. Ricardo avisa-o que é bom que não haja problemas.

As pessoas vão saindo da festa e deixando o seu donativo, o Padre faz o mesmo. Flávia diz que só tem uma nota e Batista argumenta. Mas o Padre percebe e olha-o em tom de censura, dizendo que não se aproveite da fé das pessoas porque Cristo não gosta.

Joana conseguiu adormecer mas tem pesadelos agitada. Acorda e sai da cama apressada. Manuel estaca ao ver Joana na sala. Joana diz-lhe que tomou uma decisão e que não vai ter mais medo, que amanhã pode contar com ela. Manuel assente, dizendo que gosta mais de a ver assim, e Joana volta para o anexo. Manuel sente-se atraído por ela.

Alex fecha a conta de Facebook de Joana e faz uma chamada para Paula. Pede-lhe que lhe dê o número da amiga que trabalha numa operadora.

Susana acorda Jesus e manda-o sair dali antes que a mãe chegue a casa. Furiosa, pega mas roupas dele espalhadas pelo quarto e atira-as para o seu colo, saindo.

Maria e Pedro entram no hotel. Rita diz ao irmão que Francisca preparou uma surpresa para a sua festa. Maria fica confusa com o que está a acontecer e Pedro revela-lhe quem é verdadeiramente. Maria fica desiludida e sai apressada. Pedro tenta ir atrás dela mas Francisca agarra-o para que suba ao palco.

Maria, ainda em choque, conta a Lurdes que Pedro é um Bettencourt. Maria afasta-se em direção à saída, transtornada e Lurdes segue-a.

Sérgio chega a casa e é carinhoso com Leonor que já está deitada na cama. Ele junta-se a ela, mas ela afasta-o. Olha-o zangada a acusa-o de estar cansado por ter estado no café e na fábrica sozinha enquanto ele andava na romaria. Sérgio fica frustrado.

Na receção do hotel, Pedro diz a David que não tem de vontade de ir embora para Lisboa. David comenta que se puder também já não volta para o stress do continente. Pedro estranha e pergunta-lhe pelo negócio, David fica tenso e responde que o pode gerir à distância. David vê Rita e Pedro diz-lhe que é a sua irmã, e David fica interessado.

Maria entra em casa perturbada. Força um sorriso e mente ao avô sobre onde esteve. Desvia o assunto para a romaria e Abel conta-lhe que ela é parecida com a mãe quando tinha a idade dela. Maria emociona-se e abraça-o. Diz que gostava de se lembrar dela.

No seu quarto, Maria relembra o beijo com Pedro e vê a mensagem que ele lhe enviou a perguntar se lhe pode ligar. Desliga o telemóvel e morde a almofada para não gritar.

A PSP acorda Jesus que está a dormir num banco de jardim, ele mente e diz que preferiu dormir ao ar livre e o polícia fica desconfiado. Jesus ergue-se e afasta-se apressado.

Alex senta-se com a amiga da Paula num café. Alex pede-lhe ajuda para localizar um número de telemóvel mas a amiga responde-lhe que não o pode ajudar. Alex fica furioso.

Joana está a trabalhar no campo com Manuel. Anabela aparece na vacaria e pergunta a Manuel se tem trabalho para lhe dar. Manuel repreende-a em como devia estar na escola. Anabela justifica-se, dizendo que já sabe a matéria e Joana olha-a curiosa.

Genoveva e uma beata colocam uma cruz no local onde Joana apareceu. O Padre aparece e abana a cabeça, já em desespero com as coisas que elas dizem. Pega na cruz e elas seguem-no.

Joana observa Manuel a trabalhar. Anabela diz-lhe que queria que ele fosse pai dela e conta-lhe que nunca chegou a conhecer o dela, diz que se sente triste por não ter um.  Joana fica triste e pensativa com a conversa.

No aeroporto, Lurdes quase atropela Michael que atravessa fardado de piloto e de mala na mão. Entreolham-se. Maria e Lurdes saem do carro. Lurdes encaminha-se para o aeroporto e Maria atende uma chamada. Quando desliga vê Pedro chegar. Susana aparece e Maria esconde-se atrás de um carro, observando-os abraçados, chocada.

Joana contempla a paisagem e tira o chip ao telemóvel e parte-o. Rita aproxima-se e reconhece-a. Rita pergunta-a quem ela é e diz que ninguém a conhece na ilha. Pergunta também porque é que fugiu antes dos bombeiros chegarem. Joana fica tensa.