“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 3 (5 a 11 de fevereiro)

Joana fica a viver no anexo da casa de Manuel.

Joana recebe emails ameaçadores de Alex.

Alex descobre que Joana está viva e liga-lhe, ameaçando que a vai encontrar.

Joana não quer deixar o rapaz, continua-lhe a estancar a hemorragia. O Padre Pinheiro aparece a correr no campo e alarma-se assim que vê Joana cheia de sangue. Ouvem as sirenes da ambulância ao longe e o Padre avisa-a que precisa de ir, senão a Guarda vai-lhe pedir documentos. Joana percebe, veste o casaco dele e afasta-se.

Alex avança para Paula e quase que a agarra, mas ela recua. Atrapalhada, mente a Alex e diz-lhe que não estava a falar com Joana. Alex acusa-a de estar a mentir, mas Paula riposta. Ele percebe e tenta que ela fique do seu lado. Paula diz que só quer trazer Joana de volta e sai. Alex fica furioso.

Joana avança pela rua com as mãos sujas de sangue. Passa pela igreja quando Flávia vê o seu estado, diz-lhe que tem sangue divino nas mãos. Joana pede-lhe que guarde segredo e corre pela rua. Flávia benze-se. Joana olha para as suas mãos e vê como as tem sujas de sangue e esconde-as nos bolsos. Segue caminho.

Joana chega junto a um bebedouro no campo e lava as mãos e o peito sujos de sangue. Quando pega no casaco, o telemóvel cai ao chão. Joana pega nele e olha-o como se fosse a única fuga possível, depois olha para o seu reflexo na água com fúria.

O rapaz é levado pela ambulância dos Bombeiros. Rita, a outra rapariga e Renato afastam-se. Rita diz a Renato que tem um problema sério, que se tenta justificar dizendo que a estava a defender. Rita responde que não o contratou como guarda-costas. Fala sobre Joana, diz que acha estranho ela ter ido embora tão de repente. Renato diz que ela os salvou e que o resto não interessa.

Flávia entra na sala de Ramalho a tremer. Traz a manta azul de Joana e entrega-a a Genoveva, que lhe pergunta o que aconteceu mas Flávia diz que não pode contar porque prometeu segredo. Sai apressada dizendo que tem de ir trabalhar. Genoveva guarda a manta e estranha o comportamento de Flávia.

Maria segue em pé junto do piloto do barco que navega as águas azuis.

Na piscina do hotel, David e Pedro flama sobre as suas vidas. David pergunta-lhe o que aconteceu para estar com dúvidas sobre ir para Lisboa. Pedro diz que já não tem tanta vontade em ir mas que precisa de se afastar da pressão do pai. Pedro pergunta-lhe sobre a empresa que David deixou no continente, David disfarça e diz que está tudo bem mas que agora se interessa no ramo do turismo e que começou a trabalhar no ‘Baleia à Vista’. David diz que gosta do ambiente e Pedro percebe a sua ambição amorosa e sorri-lhe dizendo que ele não perde tempo. David sorri e mergulha. furioso.

Abel olha para o mar e relembra o passado, chorando. Em flashback relembra Rosa com Maria bebé ao colo. Rosa explica que Artur lhe pediu para ir para São Jorge senão despede-a mais ao Vítor. Abel responde que Artur é um animal e preocupa-se pelo temporal. Rosa pede-lhe que fique com a neta, Abel pede-lhe que não vá embora mas ela diz que tem de ir. Abel volta ao presente e disfarça quando Ramalho aparece junto dele na romaria, mas acabam por falar de Rosa. Abel diz que ela teria uma idade semelhante à da Santa (Joana) quando se foi. Ramalho diz-lhe que tem de começar a pensar nele, mas Abel diz que nunca vai esquecer a filha. O grupo arranca em marcha.

Na varanda do hotel, Alberto pergunta a Artur se continua a querer que seja Pedro a gerir o projeto. Artur responde que Pedro se tem de fazer homem porque é o futuro do Grupo Bettencourt. Alberto pergunta se Manuel sabe dessas intenções. Artur diz que Manuel adora o sobrinho mas que só quer saber da vacaria, tem exatamente o que quer.

Manuel está a dar água às vacas quando Joana chega já recuperada do momento. Joana conta-lhe o que aconteceu ao rapaz no campo e diz que tem medo de que a polícia lhe faça perguntas. Manuel diz-lhe a polícia respeita o Padre e que não se precisa de preocupar. Diz-lhe que pode ter fugido do que era mas que não deixa de ser quem é. Joana fica sem resposta e olha para Manuel.

Alberto e Artur caminham junto ao muro que dá para o mar. Falam sobre o estudo da zona onde vão construir o empreendimento. Alberto diz que o conseguir o estudo é complicado mas que o gestor só quer saber se as contas estão certas e que não se preocupa com estudos, só querem marcar território. Artur fica indeciso com a conversa, mas anima-se e pergunta a Alberto se vão jogar uma partida.

No escritório, Manuel fala com Joana sobre o seu negócio e o que a família dele tem na ilha. Conta-lhe que é dono da pecuária e que a família é dona de metade dos investimentos da ilha. Joana responde que não imaginava que ele fosse milionário. Manuel diz que o irmão é que é rico e que ele prefere tomar cuidar da vacaria e manter-se honesto. Pergunta-lhe se pode usar o seu computador. Manuel brinca com ela e Joana acha graça à atitude.

Na ‘Casa do Povo’, Batista fala sobre o acidente com o touro. O rapaz vai-se safar. O Padre entra e pede um café. Genoveva pergunta-lhe se a Santa lhe contou o segredo e que ela anda a fazer milagres pela ilha. Fala sobre Flávia e o seu segredo. O Padre diz que têm de parar de chamar Joana de santa. Genoveva olha-o, contrariada.

Joana está sentada com o portátil de Manuel ao colo. Lê os vários emails ameaçadores de Alex para saber onde ela está. Apaga todos os emails e abre a sua conta conjunta, vê que está a zeros. Joana fica em choque.

Jesus chega ao aeroporto da Terceira, tem um ar hippie e uma mochila às costas. Cheira o ar enquanto sorri de satisfação e esperança. Liga o GPS no telemóvel e começa a andar para o centro da cidade, passando pelos motoristas de táxi.

Jesus entra no café, cansado. Senta-se a uma mesa e abre o portátil. Leonor vai ter com ele, chateada e pergunta-lhe se precisa da password da internet. Jesus pede-lhe uma sandes e apresenta-se, dizendo que acabou de chegar à terra e que veio para ficar. Leonor olha-o, perplexa. marcha.

Luísa compõe arranjos de flores quando Jaime entra. Luísa fala-lhe sobre o Hotel e repara na sua roupa, diz-lhe para se arranjar melhor. Susana entra e começa a espirrar em alergia às flores. Luísa diz-lhe para ir tomar os comprimidos porque não pode ficar inchada na festa do Pedro.

Na igreja, o Padre dá a comunhão quando Joana entra e começam todos a abençoá-la. Joana não consegue reagir, e o Padre leva-a para dentro. Flávia retrai-se, pensando no segredo. Na sacristia, Joana conta-lhe o que Alex fez à conta e sobre as ameaças nos emails. O Padre diz-lhe que devia falar com a polícia, que a podem proteger. Joana diz que não quer que Alex descubra onde está e volta a pedir ao Padre para que guarde tudo segredo.

Alex espera por Paula no bar da faculdade. Paula surge vinda do laboratório e as pessoas olham-nos. Sentam-se e Paula diz que as pessoas olham para ela como se eles estivessem a ter um caso. Alex pergunta-lhe se Joana voltou a ligar e ela nega. Paula diz que deviam falar com a polícia. Alex responde que não quer e muda o tom. Falam sobre jantarem juntos para falarem com calma sobre o que fazer.  Paula hesita.

Batista desenha santas nas tampas das caixas dos bolos e Genoveva critica-o. Ela desenha uma cruz e uma concha e Batista pergunta-lhe quanto quer pelo desenho. Genoveva responde que quer ajuda a descobrir o segredo que Flávia guarda.

Alex e Paula despedem-se com dois beijos e Alex afasta-se. Judite observa tudo. Paula atravessa o parque de estacionamento a nesse momento Paula confronta-a, perguntando o que se passa com a Joana. Paula estaca.

Manuel está a ouvir música clássica alto quando Pinheiro e Joana tocam à campainha. Manuel diz que estava a escolher música para as gueixas e Joana pensa que Manuel está à espera de convidadas. O Padre explica a Joana que gueixas são vacas e pergunta a Manuel se Joana pode ficar no anexo que tem para arrendar.

Manuel apresenta o anexo a Joana, que exita, mas o Padre diz-lhe que o Manuel é de confiança. Joana aceita ficar lá e diz que compensa ao ajudá-lo na vacaria.

Judite quer saber onde Joana está. Paula hesita e pergunta-lhe porque quer saber da filha com quem já não fala há anos. Judite diz que nunca gostou do Alex e que não confia nele. Paula diz-lhe que a Joana anda com problemas, que não está em Lisboa.  Avisa que caso Joana ligue a Judite deve dizer à filha que sente a falta dela. Paula arranca e Judite fica sozinha no parque de estacionamento.

No armazém, Ricardo inspeciona caixotes com volumes de tabaco de uma marca americana. Dá ordens a Vanessa e Rúben em como os caixotes têm de ir para Espanha até ao fim da semana e que têm de ser carregados durante a noite. Ricardo entrega dinheiro a Rúben, que reage com medo. Eles assentem e saem com o dinheiro. Ricardo telefona a Robert, pergunta-lhe se tem trabalho e se sabe guiar. Avisa que vai precisar dele na próxima noite. hesita.

No café, Leonor e Genoveva falam sobre Joana e as opiniões do Padre quanto a ser santa ou não. Genoveva nota um rapaz novo numa mesa e Leonor diz-lhe que é Jesus que chegou acabou de chegar à ilha. Genoveva acredita que é mais um sinal divino.

Manuel prepara o espaço do anexo para Joana, que olha em volta, comovida com a generosidade de Manuel. Agradece-lhe e ele sai para a casa. Joana coloca a mão no ventre a protegê-lo e fala para o seu bebé, dizendo que têm de confiar.

Manuel tenta saber mais sobre Joana. O Padre diz-lhe só que ela passou por um mau bocado, mas que não pode contar o que falam em segredo de confissão e Manuel compreende.

Judite fala com a psicóloga sobre o encontro com Paula. Diz-lhe que sabe que algo se passa com a filha e que continua com o telemóvel desligado. A psicóloga sugere-lhe que vá falar com Alex para saber mais.

Na festa, Rita e Pedro conversam ao pé da piscina do hotel. Vão chegando cada vez mais pessoas. Pedro pergunta a Rita onde esteve durante a tarde, e ela não lhe conta o que aconteceu no campo com o touro. Desvia conversa e Susana aparece, tenta tirar uma selfie com Pedro, mas ele consegue escapar-se para o bar.

Artur está desconfortável por estar tanta gente no hotel, comenta com Francisca. Ricardo chega e Francisca fica contente or ver o irmão. Ricardo e Artur cumprimentam-se, com pouco à-vontade e olham-se em desafio.

Maria abre a porta a Lurdes que a tenta convencer a juntar-se a ela para irem à festa no hotel. Maria diz que não quer arranjar problemas com o avô. Maria arranja-se para sair com Lurdes, termina de lhe colocar o batom e saem.

No café, Sérgio fala com Abel sobre Leonor. Conta-lhe que andam desfasados e Abel culpa a correria da romaria. Mas Sérgio diz que o problema já veio de trás. Abel garante-lhe que não há nada que um casal que se respeita não consiga resolver, e que eles ainda são uns miúdos. mais.

Genoveva chega a casa com Flávia e beatas. Aproximam-se do movel que tem um altar à Nossa Senhora com a manta azul a seus pés. Genoveva tenta que Flávia lhe conte o segredo mas Ramalho entra e interrompe-as. Acabou de sair do banho e está só de toalha à cintura, Flávia olha-o espantada. Genoveva repreende-o mas repara em Flávia e fica enciumada. As mulheres saem.

De volta à festa, Pedro está no bar com esperança de ver Maria. Óscar avisa-o que a Susana anda à sua procura, mas que se vir a ‘prima dos Bettencourt’ que o avisa. Jesus chega à festa e fala com Susana. Convida-a para dançar, mas ela diz que tem namorado. Pedro chega e Jesus afasta-se. Susana fica chateada por Pedro a ter deixado sozinha na festa. Pedro responde que precisa de falar com ela a sério.

Manuel explica a Joana o que é sopa azeda, típica da ilha. Vai para lhe servir vinho, mas Joana rapidamente diz que bebe água. Joana recebe uma mensagem e vê que é um áudio. Diz a Manuel que se tem de ausentar e vai à casa de banho.

Joana ouve o áudio e a sua expressão muda de tristeza para incompreensão. É uma mensagem de Paula, e ao fundo, Joana reconhece o barulho do tocar do relógio da sala de Alex. Fica furiosa e sente-se traída. De repente entra uma chamada de Paula e Joana atende. Pergunta-lhe o que estava a fazer na casa dela mas em vez de Paula, quem reponde é Alex. Joana congela quando lhe ouve a voz. Ele diz-lhe que Paula está com ele e avisa que a vai encontra. Joana fica em pânico.