“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 2 (5 a 11 de fevereiro)

Mãe de Joana desconfia do paradeiro da filha.

Joana conta a razão da sua fuga ao Padre Pinheiro.

Joana liga a Paula e diz-lhe que o Alex a tentou matar. 

Manuel segura Joana, tentado perceber se ela está ferida. Pega no telemóvel para ligar ao 112 mas está sem bateria. Pega em Joana e coloca-a no jipe, arrancando caminho pelo meio da neblina.

Joana está deitada no sofá de Manuel, que cuida dela tirando-lhe o vestido enlameado e cobrindo-a com uma manta. Fica apreensivo quando vê as nódoas negras nos pulsos de Joana. O Padre Pinheiro chega e explica-lhe o que se passou com ela na vila. Manuel diz que deviam chamar a Guarda, mas o Padre pede-lhe que deixe Joana descansar um bocado. Manuel olha-a com ternura.

No armazém, Ricardo pega no saco e vê o maço de dinheiro que Joana abriu. Rúben e Vanessa mentem e explicam que o abriram para ver se as notas estavam bem-acondicionadas. Rúben diz que a viagem foi tranquila. Ricardo guarda o saco no armário e diz que tem coisas para eles levarem para o Continente. Aponta para uns caixotes e Vanessa interroga-o mas Ricardo diz que ela não tem nada a ver com isso.

Na sala das camareiras, Márcia acaba de se fardar enquanto raspa raspadinhas. Quando uma colega entra, Márcia disfarça e atende a chamada da filha Carla. Olha para a última raspadinha, pensando se a deve raspar. Márcia diz a Carla que não sabe a que horas volta a casa. Carla conta o que se passou com Anabela na vila e que as mulheres lhe queriam bater. Márcia riposta que elas não se devem misturar com a gente que não gosta delas. Desliga e volta a raspar com a unha, como quem tem o vício do jogo.

Na receção do hotel, Maria pergunta por Pedro. Óscar surge, trazendo a pasta de Artur quando repara em Maria e diz-lhe que Pedro está de folga. Maria afasta-se desconsolada. Márcia pergunta quem é Pedro e Óscar responde-lhe vagamente. Maria desapontada, olha para a fachada onde lê ‘Grupo Bettencourt’ e fica aborrecida consigo mesma. Afasta-se, decidida.

Pedro arruma a sua roupa na mala, quando Rita entra e fala sobre a sua festa de despedida. Pedro fica irritado com a irmã por estra a mexer nas coisas dele e fica saturado com a conversa sobre Lisboa e sobre as pessoas que vêm à festa. Sai.

No corredor, Francisca diz a Pedro que o seu irmão pode ir meter música na festa. Pedro concorda mas diz que não é preciso grande coisa. Francisca diz que faz questão e que vai sentir a sua falta. Pedro anui, incomodado quando Francisca se aproxima e dá-lhe um beijinho na face. Afasta-se e Pedro fica sem reação.

Pedro entra na sala e o pai pergunta-lhe se já tem tudo pronto. Artur fala com o filho sobre o curso de fotografia e Pedro estaca. Artur diz-lhe que não lhe dá dinheiro para coisas idiotas e que ele se tem de focar no mestrado. Pedro responde que quer aproveitar o tempo em Lisboa e que a fotografia é uma paixão. Artur diz-lhe que ele já não é miúdo nenhum, e Pedro acusa o golpe, que não reage e sai.

Pedro regressa ao quarto e pede à irmã para perguntar à sua amiga que estuda Biologia se conhece Maria. Rita estranha, e interroga o irmão mas ele não responde. Fica triste e a irmã pede-lhe que mude de cara porque é a sua festa de despedida. decidida.

Em ambiente de sonho, Lurdes explica as saídas de segurança do avião e fala sobre as normas de segurança, mas quando ouve a voz de Leonor é transportada de volta para o café. Leonor chama-a a atenção por estar sempre no mundo da lua e manda-a ir atender os clientes. Rúben e Vanessa falam sobre Joana e ele está com medo que o corpo de Joana dê à costa. Lurdes atende-os sem energia.

Luísa arranja umas flores e olha para a imagem da Santa benzendo-se. Jaime chega e Luísa sobressalta-se. Conta-lhe que fechou o contrato com os holandeses. Jaime pergunta pela irmã Susana, Luísa diz-lhe que foi ter com Pedro. Diz que a filha é uma miúda pacata e pede a Jaime que não seja amargo quando fala sobre a irmã.

Susana acelera no carro. Numa curva, quase que bate noutro carro mas desvia-se e continua caminho.

Na ‘Casa do Povo’, Batista está a arranjar as velas à volta da imagem de Nossa Senhora e cola-lhe um post-it onde se lê “Senhora do Mar”. Sérgio repreende-o e diz-lhe que Joana não é uma santa. Batista comenta que Joana foi apanhada pelo Manuel e Abel diz que espera que ela não tenha ido parar à boca do lobo.

Pinheiro está à porta com Manuel. Agradece-lhe por ter trazido Joana para casa e diz-lhe que no dia seguinte passa por lá outra vez. Manuel diz que ali ela pode descansar sem interferências divinas. Aperta a mão do Padre e entra para casa.

Observa Joana, adormecida no sofá. Inspeciona-lhe o vestido, curioso para perceber quem ela é. Joana dorme, tranquila.

Alex está ao telemóvel. Pergunta por Joana e mente ao dizer a Judite que Joana andava muito cansada e foi para um retiro. Judite comenta que não falava com Joana há meses e que ela não teria nenhuma razão para lhe ligar. Desliga a chamada e Judite estranha o telefonema de Alex.

Alex parece frágil e Paula é carinhosa com ele. Pergunta-lhe se acha bem que esteja a mentir à mãe de Joana mas Alex justifica-se, mentindo novamente. Manipula Paula ao dizer que tem medo que Joana tenha cometido alguma loucura. Alex pede-lhe para que durma lá em casa porque não quer ficar sozinho.

Batista diz a Ramalho que a história da Santa vai atrasar a marcha. Ramalho corrige-o dizendo que é uma romaria e que têm de ir ao ritmo do Senhor. Abel fala sobre ter Maria sozinha em casa e diz que tem as suas razões para querer ter cuidado com a neta.

Joana sonha que está a correr pela marina novamente e que Alex a persegue. Pára rápido junto dela e dispara a arma. Uma bala atinge-lhe o ventre e Joana cai ao chão.

Joana acorda assustada e Manuel aparece de pijama. Joana olha-o aflita e pergunta-lhe porque é que não tem roupa. Manuel explica que a lavou e entrega-lhe uma muda de roupa. Joana diz que quer falar com o Padre mas Manuel diz-lhe que o Padre já sabe que ela está ali. Manuel diz que lhe prepara o pequeno-almoço e Joana hesita. Sai para a casa de banho e Manuel informa-a que há água quente.

Joana olha-se no espelho e não se reconhece. Os olhos enchem-se de lágrimas e observa as marcas de agressão de Alex. Olha zangada para o espelho como se visse Alex ali e relembra as ameaças que ele lhe disse. Veste a roupa que Manuel lhe deu.

Batista está a arrumar o balcão. Flávia entra, entrega-lhe as queijadas e pergunta-lhe se continua a enganar os turistas. Batista justifica-se e diz que devia mudar o nome dos bolos em honra da nova santa, que os turistas iam adorar. Flávia olha-o, indignada.

Manuel prepara a mesa e Joana volta a dizer que precisa de falar com o Padre. Manuel percebe que ela está com medo e diz-lhe para que coma e que depois a leva à igreja. Repara que ela não tem sapatos.

Na ‘Casa do Povo’, Sérgio comenta que deviam avisar as autoridades sobre Joana. Abel e Ramalho acham que não é preciso, porque ela não fez mal a ninguém e continuam a dizer que ela pode ser uma aparição. Avisam-no que se ele condena a Senhora do mar, que a vila lhe cai em cima. Sérgio não gosta do que ouve. quente.

Em frente à igreja, alguns Romeiros recomeçam a marcha. Fazem uma vénia e benzem-se quando passam por Joana. Manuel explica-lhe que eles acham que ela é uma santa e Joana fica incrédula.

Na igreja, o Padre está a arrumar as velas quando Joana entra. Joana diz que precisa de falar com ele em segredo de confissão. Ele diz-lhe que só pode contar a confissão a alguém se tiver sido cometido um crime grave. Joana diz-lhe que se quer confessar, decidida. Pinheiro olha-a atento, avaliando o seu estado de espírito.

Na ‘Casa do Povo’, Batista fala com Genoveva sobre Joana ter ficado na casa de Manuel, que nesse preciso momento entra e eles calam-se. Manuel aproxima-se do balcão e Genoveva pergunta-lhe como está Joana. Ele diz-lhe que ela foi falar com o Padre. Genoveva comenta que Joana lhe deve ir contar o segredo do Senhor, pois nos casos de aparições é sempre isso que acontece. Manuel ouve Genoveva e fica perplexo sem saber o que dizer.

O Padre coloca o paramento para ouvir a confissão de Joana. Fala sobre Alex e o que se passou na sua relação, diz-lhe que  o marido era um cavalheiro mas que as coisas mudaram quando a começou a agredir, primeiro com palavras e depois fisicamente. O Padre ouve-a com atenção e pergunta-lhe se Joana fez queixa. Joana responde que não, mas que deveria ter feito. Joana continua a falar e conta-lhe sobre a noite me que fugiu. Em como Alex a ia obrigar a abortar e que se escondeu num veleiro. O Padre fica chocado como o que ouve e diz-lhe que ali ela está em segurança.

No mar, o barco de visitas às baleias avança cheio de passageiros. Um grupo de golfinhos salta das águas junto do barco e Maria sorri, livre.

Na marina, Maria afasta-se do barco e avança despreocupada até à loja. Entra na loja e despe o equipamento para vestir o polo da empresa. Fica em roupa interior, quando de repente, David entra. Ela reage e tenta bater-lhe com um bastão, ordena-o que saia imediatamente da loja. Teresa surge à porta da loja e David acusa Maria de estar a roubar um polo. Maria acusa-o de as querer roubar. Teresa apresenta-os, David é o novo colega de Maria e vai ajudar na gestão da empresa. David e Maria olham-se perplexos. David pede desculpas a Maria pelo que aconteceu na loja. Maria, entusiasmada, diz-lhe que tem de ir ver as baleias já que nunca as viu. David olha-a, sorridente.

Na jardim do hotel, Susana pede a Pedro que lhe tire uma foto junto ao muro. Susana tenta seduzir Pedro mas ele fica desconfortável e olha em redor, à procura de uma fuga. No corredor dos quartos, Susana não o larga. Márcia repara no casal e afasta-se a sorrir, embaraçada. O telemóvel de Pedro toca e ele atende a chamada de Rita. Pedro diz que tem de ir ter com a irmã e afasta-se de Susana que fica frustrada.

Joana e o Padre saem da igreja, a conversar, tranquilos. Ele entrega-lhe um telemóvel e diz que a trate por Filipe. Manuel está afastado a observá-los encostado ao jipe. O Padre reassegura Joana em como pode confiar em Manuel.

Judite fala com a psicóloga sobre a chamada de Alex, conta-lhe que o genro lhe ligou a perguntar pela filha e relembra que da última vez que falou com Joana, disseram coisas horríveis uma à outra. Conta o que se passou com o pai de Joana, em como também era um homem excelente mas que se tornou numa pessoa horrível. Diz que sabe que Alex é igual ao seu ex-marido, só que disfarça melhor. A psicóloga olha-a, atenta e Judite diz que estranha o telefonema.

No campo, Renato pergunta a Rita se tem a certeza de que o que vão fazer é seguro. Rita responde que não, mas que essa é que é a parte divertida. Aproximam-se do cercado onde está o touro. Um rapaz e uma rapariga esperam-nos junto ao cercado. A rapariga faz olhinhos a Renato, que fica receoso com a conversa de Rita.

O touro corre dentro do cercado. Renato aborrece-se com a troca de sorrisos entre o rapaz e as raparigas e olha-o em desafio. Encaram-se e Renato está cada vez mais tenso.

Na receção do hotel, Alberto diz a Artur que o consultor dos árabes chegou. Artur fica em alerta e pergunta-lhe se se deve preocupar. Alberto nega e diz que o relatório do Grupo Bettencourt vai ser excelente.

No quarto de hotel, Óscar diz ao consultor que na pasta está uma pequena lembrança, com os cumprimentos do doutor Bettencourt e sai. O consultor abre a pasta e vê um maço de notas como se tivesse vindo de um banco.

Ao pé da piscina, Óscar fala sobre Maria a Pedro que lhe pergunta se ela ainda está no hotel, mas ele nega. David aparece e Pedro fica surpreendido pelo amigo estar nos Açores. Abraçam-se.

Joana está a olhar para o mar pensativa. Pega no telemóvel que Filipe lhe deu e liga para Paula. Paula estranha o número mas atende. Joana hesita quando Paula atende, mas acaba por reagir e diz que está viva. Paula surpreende-se ao ouvir a voz da amiga e pergunta-lhe onde está. Alex sai da casa de banho e ouve a conversa, fica furioso, mas aguarda para tentar perceber onde está Joana.

O Renato e o rapaz empurram-se, até que o rapaz de súbito, cai dentro do cercado. Rita fica em pânico.

Joana ouve os gritos de Rita ao longe e fica em alerta. Começa a chorar muito aflita e diz que teve de fugir porque o Alex a queria matar e tinha uma arma.

Paula não percebe o que Joana lhe diz porque a chamada está com cortes. Tenta perceber o que ela disse sobre Alex, que a este ponto se aproxima do móvel da gaveta onde escondeu a arma. Paula pergunta onde ela está e diz que estão todos preocupados com ela.

Joana está desesperada e a chamada cai. Volta a ouvir a voz de Rita que grita por ajuda. Joana corre em auxílio. Rita está de cócoras perto do rapaz que está caído e sangra bastante. Joana chega e de imediato avança, decidida e em modo profissional. Renato liga para os bombeiros. Joana tira o cinto e faz um garrote na perna do rapaz. Depois, tira a camisa e coloca-a na ferida. Todos olham espantados para Joana, que pede ao rapaz para que fique com ela.

Alex aproxima-se de Paula, que deixa uma mensagem de voz a Joana, a pedir que volte para casa. Alex volta a guardar a arma e quando Paula se vira dá de caras com ele. Guarda o telemóvel de imediato na mala. Ele pergunta-lhe com quem ela estava a falar, fica alterado e exige saber onde está Joana. Paula fica tensa.